Na 21ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT, ou UNWTO na sigla em inglês) realizada em setembro de 2015 na cidade de Medelín, na Colômbia, ficou decidido que o próximo Dia Mundial de Turismo, que se celebrará em 27 de setembro de 2016, será dedicado ao tema “Turismo para Todos – Promovendo a Acessibilidade Universal”. O tema “TURISMO PARA TODOS” é o slogan principal da CNTur – Confederação Nacional de Turismo, e constitui a sua missão primordial desde a sua fundação em 1999.
No texto das 10 Bandeiras de direcionamento das missões da CNTur, a de número 1 é “Turismo para Todos”. Por isto a CNTur instituiu o programa “Turismo para Todos” com medidas e articulações permanentes para a redução dos custos da atividade, de forma a incentivar a sua prática e objetivando a inclusão de todas as classes sociais nas suas camadas de consumo. A CNTur acredita que o Turismo, como indústria limpa, é atividade educadora, promotora de paz e tolerância mundial, geradora de riquezas e empregos e, por sua essência multidisciplinar, é a atividade por excelência que promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades e das nações.
A celebração do Dia Mundial de Turismo, criado pela OMT em 2003, tem como objetivo alertar a comunidade global para a importância do turismo nos âmbitos social, político e econômico, sublinhando o vasto potencial da atividade do turismo como agente de mudança positiva nos países e comunidades de todo o mundo. Este objetivo identificado pela OMT em 2003, e agora em 2016 culminando com o tema que é também slogan da CNTur, foi já em 1999 uma das principais causas motrizes da criação e fundação da CNTur como entidade sindical patronal de 3º grau exclusiva para o grande setor do Turismo.
A partir da fundação da CNTur, estes objetivos e suas mudanças na sociedade passaram a ser possíveis no Brasil. O fomento, o incentivo e o apoio à atividade turística é dever de todo governo e de toda sociedade, e nos levam agora a perspectiva o futuro, a definir o caminho a seguir, a reforçar cada vez mais o peso do setor na geração de riquezas e empregos sustentáveis para toda a sociedade brasileira.
Defendendo os interesses das empresas do setor do Turismo, assumimos o compromisso com a nação para planejar, executar, controlar e promover programas no país com foco no Turismo Social e Econômico e no Turismo Sustentável de forma harmônica e igualitária em todas as regiões, no Distrito Federal, nos Estados e nos Municípios brasileiros. Naturalmente novos desafios estarão à nossa frente, e por isso a CNTur se empenha em reforçar as parcerias com todas as entidades nacionais e internacionais que trabalham direta e indiretamente no setor. É fundamental a união do setor do turismo para que possamos juntos construir a realidade do “Turismo para Todos” em nosso país.
A OMT já enxergou este caminho, agora é fundamental que os profissionais, as empresas e as entidades de Turismo no Brasil trabalhem juntos para ajudar o país a se desenvolver social e economicamente através do fomento às atividades turísticas.
Turismo para Todos, junte-se a nós na construção desta realidade!