CNTur envia ofício tratando do tema GORJETA, aos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal

Compartilhar Artigo

A CNTur – Confederação Nacional do Turismo, que há anos trabalha em prol da regulamentação da gorjeta, enviou ofício aos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal para a adoção da Convenção Coletiva de Trabalho – Gorjetas, firmado entre SINHORES/SP e SINTHORESP, como modelo para um Contrato Nacional Coletivo de Trabalho – Gorjetas.

Veja abaixo o ofício na íntegra:

Brasília, 16 de setembro de 2015

OF CNTUR/BSB Nº 062/15

Excelentíssimo Senhor Senador
Membro da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado Federal CONGRESSO NACIONAL

REF: Projeto de Lei 057 que estabelece regras para cobrança de Gorjetas

Senhor Senador,

A CNTur – Confederação Nacional do Turismo, entidade sindical de 3º grau representante de toda a categoria econômica do turismo em âmbito nacional, atenta as questões relativas ao assunto gorjetas que merece uma regulamentação definida em lei federal que venha estabelecer a necessária segurança jurídica para os trabalhadores e os empresários das categorias econômicas representadas pela CNTur e das categorias laborais representadas pela CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, vem pelo presente apresentar a vossa excelência o documento anexo. Trata-se da Convenção Coletiva de Trabalho – Gorjetas, que foi concluído pelo SINTHORESP – Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de São Paulo e Região e pelo SINHORES/SP – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo com assistência da FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, que trás em seu bojo o exame das questões que envolvem as partes quando se propõe a examinar os dois institutos do tema gorjeta, a gorjeta espontânea e a gorjeta compulsória, também chamada de taxa de serviço, que merecem tratamento distinto no campo legislativo e judiciário do País.

A CNTur objetiva também, oferecer A Vossa Excelência o exame de questões que estão presentes na convenção de gorjetas, acima citado, que define o instituto da gorjeta espontânea, da inclusão da gorjeta em cartões de crédito e de maneira inovadora das questões da aposentadoria do trabalhador, adequadas a contribuições previdenciárias de que trata o INSS.

Assim sendo, a CNTur oferece a Vossa elevada consideração o exame de todas as questões aqui apresentadas, porque a CNTur avaliza integralmente o documento em anexo, “CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO – GORJETAS”, que foi definido por trabalhadores e empresários no Estado de São Paulo, e que, é no momento objeto de vir a ser um modelo orientador para um amplo Contrato Nacional Coletivo de Trabalho – Gorjetas, que poderá ser celebrado pela CNTur, entidade de terceiro grau em âmbito nacional empresarial juntamente com a CONTRATUH que é a entidade de terceiro grau representante nacional dos trabalhadores.

Desta maneira, caso Vossa Excelência considere a possibilidade de elaboração de emendas ao texto original, sugerimos que a Convenção Coletiva de Trabalho – Gorjetas, apresentado em anexo possa ser aproveitada em eventuais emendas.

Finalizando, serve a presente para afirmar a Vossa Excelência que o acordo entre as partes envolvidas, no princípio legal é considerado e tem força de lei, desta forma Vossa Excelência com a sua equidade parlamentar habitual das questões sociais e econômicas que lhe afetam, saberá dar o melhor destino , no momento que o Senado Federal se prepara para na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania examinar uma solução ideal para o PLC 57/2010, que se encontra na pauta da CCJ.

Caso vossa excelência julgue conveniente maiores esclarecimento sobre o tema aqui apresentado nos colocamos a sua inteira disposição por meio de nossa assessoria parlamentar com o Senhor Rômulo Bustamantt pelos telefones (61) 3364-5480 / (61) 9986-8810 ou com o nosso Diretor Executivo, Sr. José Osório Naves (61) 9986-7415, e-mail cntur.brasilia@cntur.com.br.

Agradecendo a costumeira atenção de Vossa Excelência para as boas causas nacionais. Firmamos atenciosamente,

Nelson de Abreu Pinto
Presidente da CNTur

Artigos Relacionados

Notícias

Missa de Sétimo Dia

Missa de Sétimo Dia em memória de Nelson de Abreu Pinto, a ser celebrada no dia 23/06/2025, às 17h30, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil,

Notícias

Nota de Pesar – Dr. Nelson de Abreu Pinto

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Nelson de Abreu Pinto, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025. Líder incansável e

Notícias

Nota de Falecimento

É com um pesar imenso que anunciamos o falecimento de SILVIO PESSOA DA SILVA JUNIOR, vice-presidente da CNTur, ex-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares