São Paulo está tomada por torcedores argentinos e holandeses. Porém, de acordo com levantamento do Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos da cidade, ligada a Secretaria Especial para Assuntos de Turismo), os turistas tem perfis distintos.
Os hermanos são maioria – 35% dos turistas estrangeiros na cidade. Somente no sambódromo, já são duas mil pessoas. Os dois têm maioria masculina – mais de 80% – e citam a vida noturna da metrópole paulista como seu principal diferencial, mas diferem nos hábitos. Para a maior parte dos holandeses, o meio de transporte mais utilizado na cidade foi o táxi (40%) e a Arena Corinthians (27,85) foi o atrativo turístico mais citado. Já para os vizinhos, o metrô (50%) foi o transporte mais usado e o grande atrativo turístico paulistano é a Vila Madalena (18,2%).
Quando perguntados onde assistirão aos jogos, holandeses disseram na Arena Corinthians (75%) e os argentinos citaram mais os bares e restaurantes (32,2%) e também a FIFA Fan Fest (23,1%).
O tempo de permanência na cidade também foi diferente. Os torcedores do país europeu ficam, em média, 5 noites em São Paulo e os sulamericanos, mais de 6 noites. Já com relação aos gastos na cidade, a proporção é inversa. Os torcedores da “Laranja Mecânica” deixam cerca de R$ 5.380,00 na capital paulista, mais que o dobro dos fanáticos da seleção de Messi, que gastam aproximadamente R$ 2.240,00.
Na avaliação das caracteríristas de São Paulo, os holandeses deram notas mais altas para transporte e mobilidade, gastronomia e vida noturna, nesta ordem. Os argentinos preferem a vida noturna, depois a gastronomia e a oferta cultural.
Ambos, no entanto, afirmam ter gostado muito de sua estadia e a dão notas acima de 7 para a capital paulista. “Esta Copa nos surpreendeu muito positivamente. Tivemos um número de turistas estrangeiros acima do esperado e todos curtiram muito a cidade. Isso é ótimo para o futuro do turismo paulistano, uma atividade que movimenta a economia, gera renda e empregos, arrecada impostos e melhora o município de maneira geral. Até os paulistanos estão sentindo mais orgulho de sua própria cidade após ouvir tantos elogios de pessoas de fora daqui. Estamos muito felizes com o resultado”, afirma Wilson Poit, presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo.