Avião foi meio de transporte mais usado por brasileiros durante a Copa

Compartilhar Artigo

Mais da metade dos viajantes do país optou por deslocamento aéreo durante o torneio.

Com o Mundial sediado em 12 cidades do país, mais de três milhões de brasileiros circularam pelo continente para acompanhar os jogos e as festas relacionadas à Copa do Mundo. A maioria deles, 1.656.567 (54,2%), se deslocou de avião, segundo dados do da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o mais movimentado do país, teve pico de fluxo entre os dias 10 de junho e 13 de julho, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Foram 3,81 milhões de passageiros brasileiros e estrangeiros, sendo que parte deles se deslocou de avião mais de uma vez durante a Copa.

São Paulo foi, ainda, o estado que mais emitiu viajantes: 858.825 entre turistas (que pernoitam no destino) e excursionistas (que retornam no mesmo dia), seguido pelo Rio de Janeiro (260.527) e Bahia (220.021).

A ampliação do setor aéreo é um fenômeno que se intensificou na última década. O aumento tem sido impulsionado pelo crescimento do poder de compra da classe C, pela queda dos preços e facilidade de financiamento das passagens, além do aperfeiçoamento dos programas de milhagem.

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de