COMUNICADO DA CNTur À NAÇÃO

Compartilhar Artigo

FATO RELEVANTE

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO – CNTur, COMUNICA À NAÇÃO, ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, AO TRADE DO TURISMO NACIONAL E À TODA A SOCIEDADE QUE:

Na sessão plenária do dia 30 de setembro, a 2a. Turma do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, negou provimento ao recurso da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO e manteve a decisão do Min. Teori Zavascki, favorável ao MINISTÉRIO DO TRABALHO e à CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO, nos autos do MS 807.448, convalidando de forma definitiva e em última instância, não apenas o registro sindical da CNTUR, concedido pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 2009, mas também reconhecendo expressamente que:

“A CONCESSÃO DO REGISTRO SINDICAL À CNTUR PRESTIGIA A ASSOCIAÇÃO DE CATEGORIA ESPECÍFICA DE TURISMO E HOSPITALIDADE”

afirmando que:

“NÃO CONSTITUI ILEGALIDADE O DESMEMBRAMENTO DA ENTIDADE ECLÉTICA PARA A FORMAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO SINDICAL MAIS CONSENTÂNEA À DEFESA DOS INTERESSES DA CATEGORIA ECONÔMICA”.


CONSTA TAMBÉM DO ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL QUE:

“A JURISPRUDÊNCIA DO STF É FIRME NO SENTIDO DE QUE O PRINCÍPIO DA UNICIDADE SINDICAL SE APLICA A ENTIDADES SINDICAIS DE QUALQUER GRAU E NÃO APENAS AOS SINDICATOS”.

Com esta vitória obtida na mais alta Corte do país, ganha o Turismo Nacional o seu definitivo e irreversível reconhecimento como importante e independente categoria econômica para o desenvolvimento nacional, consagrando, assim, o que dispõe o art. 180 da Constituição Federal do Brasil:

“A UNIÃO, OS ESTADOS, O DISTRITO FEDERAL E OS MUNICÍPIOS PROMOVERÃO E INCENTIVARÃO O TURISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO”.

A CNTur – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO representa, no território nacional, cerca de três milhões de empresas geradoras de mais de oito milhões de empregos diretos, para que o país possa continuar sua trajetória de nação preparada para o atendimento das necessidades do turismo brasileiro.

 

Brasília, 02 de outubro de 2014.

Nelson de Abreu Pinto
Presidente da CNTur
Confederação Nacional do Turismo

Artigos Relacionados

Notícias

Revista CNTur

DIÁLOGOS EM MOVIMENTO Por Wilson Luiz Pinto,Presidente da CNTur Para ler, clique sobre a Revista CNTur