5 dados que resumem a indústria do turismo em 2015

Compartilhar Artigo

O turismo está em pleno auge e permite que milhões de pessoas no mundo conheçam outros países. Em 2015, 1,184 bilhão de pessoas saíram de seus países para fazer turismo, o que representa uma progressão de 4,4% interanual.

Estes são os cinco pontos-chave do desta indústria florescente, que sofre, no entanto, com os efeitos dos atentados terroristas, epidemias e migrações.

– Europa (Rússia incluída) continua sendo a região mais visitada do mundo, com 609 milhões de viajantes registrados em 2015, seguida da Ásia-Pacífico (277 milhões) e das Américas (190 milhões). O norte da África registrou uma clara queda (-8%) devido aos temores de atentado, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

– Em 2014, os rendimentos com o turismo internacional – gerados pelos gastos de alojamento, compras e transportes – alcançaram 1,5 trilhão de dólares (contra 900 bilhões em 2010). Os chineses foram, de longe, os que mais gastaram em 2014, seguidos dos americanos.

– O turismo representa 10% do PIB mundial, em impacto direto e induzido, e um em cada 11 empregos no mundo (também em impacto direto, indireto e induzido), segundo a OMT.

– China, Estados Unidos e Reino Unido registraram os maiores crescimentos de viajantes, enquanto que caiu o número de turistas russos e brasileiros devido à difícil situação econômica em seus países.

– O segmento de mercado das economias emergentes passou de 30% em 1980 a 45% em 2014 e deve chegar a 57% antes de 2030, o que equivaleria a mais de um bilhão de chegadas de turistas internacionais.

Fonte: EXAME

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de