CAPIH realiza pesquisa e divulga dados de turnover e balanço de empregos em 2016

A CAPIH (Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleira), grupo informal que atua no mercado hoteleiro há mais de 30 anos unindo profissionais das áreas de recursos humanos e relações do trabalho, divulgou hoje (11) os resultados da pesquisa de turnover (rotatividade de pessoal) no setor hoteleiro.

“Este índice é muito importante porque serve como termômetro para diversos pontos de observação, pois, quando está alto, significa dificuldade na retenção de talentos que pode ser gerada por problemas no clima organizacional, problemas de relacionamento entre gestores e equipes, disparidade com o mercado em relação a salário ou benefícios, entre tantos outros”, pontua Daniel Battistini, coordenador da CAPIH e gerente de relações do trabalho na AccorHotels.

Segundo Battistini, existe o turnover “saudável”, que é aquele motivado pela substituição natural de mão de obra que precisa acontecer e aquele prejudicial, que gera desgastes e custos com rescisões contratuais, recrutamento e seleção, treinamentos que se perdem, tempo para adaptação do novo colaborador ao posto de trabalho, além de outras desvantagens.

A pesquisa foi realizada entre 44 hotéis de redes hoteleiras e hotéis independentes, com maior foco na grande São Paulo e interior paulista, onde está a maior parte dos associados do grupo. Os números consolidados demonstram uma queda no turnover em 2016, que encerrou o ano apresentando média de 2,52% ao mês e um acumulado de 30,20% no ano.

“Desde 2015 estamos verificando uma queda no turnover médio, que estava altíssimo entre os anos de 2012 e 2014. Nesse período, a média mensal superava facilmente os 4,2% ao mês. Em 2015 a média começou a cair e ficou em 2,80% ao mês e o acumulado do ano fechou em 33,58%, mais de 10% acima do apurado em 2016”, explica Battistini.

Os resultados também têm ligação direta com a crise e com o aumento no desemprego, uma vez que os colaboradores, que estão trabalhando atualmente, sentem-se inseguros em trocar de emprego e algumas empresas acabam segurando demissões em virtude dos altos custos rescisórios.

Em 2016 a CAPIH aprimorou os levantamentos e fez, juntamente com a pesquisa de turnover, um balanço entre os colaboradores desligados e admitidos nos hotéis pesquisados.

Os números finais deste levantamento surpreenderam porque demonstraram que, em 2016, foram desligados ou se desligaram 2.362 colaboradores nestes hotéis enquanto foram admitidos 1.818 no mesmo período, uma diferença de 23%. Isso significa que muitas reposições nas saídas não foram feitas, demonstrando que houve um fechamento considerável de postos de trabalho nos hotéis.

O balanço entre empregados e desempregados só ficou positivo nos meses de outubro e novembro, onde as contratações superaram as saídas. Isso pode significar um principio de recuperação nesse índice já que, em dezembro, o número apesar de ficar negativo, apresentou uma certa estabilidade.

Fonte: Hótelier News

CNTur presta homenagem a Cardeal Arcebispo Dom Raymundo Damasceno

Hoje, 13/02 pela manhã, na casa episcopal de Aparecida, entregamos um quadro pintado pela artista plástica Nilda Luz, famosa por suas obras impressionistas, ao Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno. A homenagem foi feita pelo presidente da CNTur Dr. Nelson de Abreu Pinto, como reconhecimento e gratidão pelos trabalhos realizados pelo Cardeal para o desenvolvimento do Turismo Religioso Brasileiro, e também pelo seu apoio direto à Sede Nacional para o Desenvolvimento do Turismo Religioso no Brasil da CNTur, por ele inaugurada, na cidade de Aparecida em 2013. O Cardeal D. Raymundo está de partida para Brasília, onde será bispo emérito e seguirá dando apoio e suporte à CNBB. A missa de despedida será às hoje 20h no Santuário Nacional.

Fecomércio e SHRBS de Chapecó na Ilegalidade

Informativo Online
Estalagem – Gastronomia, Hotelaria e Turismo.
Espacial FHORESC – 12 de Janeiro de 2017


         A Federação de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (FHORESC) tem a obrigação de vir a público lamentar e repudiar o péssimo comportamento de entidades sindicais que deveriam estar unidas para amenizar o difícil momento econômico do país. A denúncia é necessária porque a Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC), que, após mais de 60 anos de existência sem nunca ter em seus quadros sindicatos da categoria de hotéis, restaurante, bares e similares – e muito menos representar legalmente qualquer atividade da área de turismo – recentemente, num processo cheio de vícios, acrescentou arbitrariamente o turismo em sua área de atuação para com isso tentar ampliar seu leque de representatividade e atrair, mesmo que irregularmente, sindicatos de outras áreas.

Com isso a referida entidade passou a assediar sindicatos filiados a FHORESC, em troca sabe-se lá do que, mas sem sucesso. Até que recentemente o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó atendeu aos seus apelos e pediu a desfiliação de nossa entidade para juntar-se a Fecomércio/SC, em clara demonstração de falta de respeito à lei, pois a FHORESC detém por carta sindical a exclusividade de representação de sua categoria do estado de Santa Catarina.

Provocados que fomos, inevitável se torna o confronto, contraproducente e lamentável sob todos os aspectos, afinal, como eles conseguirão explicar a categoria um sindicato como o de Chapecó, fundado com o apoio da FHORESC e a ela filiado desde seu nascimento há 30 anos, sem qualquer explicação plausível aceitar a mordida da mosca azul da Fecomércio/SC?

Só nos resta mostrar pelo caminho do direito com quem está a razão, colocando ordem nesta confusão que atenta contra o princípio da unicidade sindical previsto na Constituição Federal. Repetindo que lamentamos profundamente esse conflito, reiteramos que jamais poderíamos esperar tal atitude de uma entidade com a traição e o respeito a Fercomércio/SC, adquirindo por meio de décadas e décadas de trabalho, atributos que sua atual direção não soube honrar.
Estanislau Bresolin
Presidente da Federação de Hostéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (FHORESC).
logo_fhoresc