Fecomércio e SHRBS de Chapecó na Ilegalidade

Compartilhar Artigo

Informativo Online
Estalagem – Gastronomia, Hotelaria e Turismo.
Espacial FHORESC – 12 de Janeiro de 2017


         A Federação de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina (FHORESC) tem a obrigação de vir a público lamentar e repudiar o péssimo comportamento de entidades sindicais que deveriam estar unidas para amenizar o difícil momento econômico do país. A denúncia é necessária porque a Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC), que, após mais de 60 anos de existência sem nunca ter em seus quadros sindicatos da categoria de hotéis, restaurante, bares e similares – e muito menos representar legalmente qualquer atividade da área de turismo – recentemente, num processo cheio de vícios, acrescentou arbitrariamente o turismo em sua área de atuação para com isso tentar ampliar seu leque de representatividade e atrair, mesmo que irregularmente, sindicatos de outras áreas.

Com isso a referida entidade passou a assediar sindicatos filiados a FHORESC, em troca sabe-se lá do que, mas sem sucesso. Até que recentemente o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó atendeu aos seus apelos e pediu a desfiliação de nossa entidade para juntar-se a Fecomércio/SC, em clara demonstração de falta de respeito à lei, pois a FHORESC detém por carta sindical a exclusividade de representação de sua categoria do estado de Santa Catarina.

Provocados que fomos, inevitável se torna o confronto, contraproducente e lamentável sob todos os aspectos, afinal, como eles conseguirão explicar a categoria um sindicato como o de Chapecó, fundado com o apoio da FHORESC e a ela filiado desde seu nascimento há 30 anos, sem qualquer explicação plausível aceitar a mordida da mosca azul da Fecomércio/SC?

Só nos resta mostrar pelo caminho do direito com quem está a razão, colocando ordem nesta confusão que atenta contra o princípio da unicidade sindical previsto na Constituição Federal. Repetindo que lamentamos profundamente esse conflito, reiteramos que jamais poderíamos esperar tal atitude de uma entidade com a traição e o respeito a Fercomércio/SC, adquirindo por meio de décadas e décadas de trabalho, atributos que sua atual direção não soube honrar.
Estanislau Bresolin
Presidente da Federação de Hostéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (FHORESC).
logo_fhoresc

 

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de