Fenactur, filiada à CNTur, envia cartas a Embratur e MTur criticando o Sesc-SC

A Fenactur resolveu se manifestar contra os desmandos que estão sendo praticados no setor do Turismo e não seguimento de normas estabelecidas pela pasta, ao enviar uma carta ao Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e ao presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

De acordo com o órgão, o SESC-SC está vendendo pacotes turísticos para a Europa e Brasil, o que vai de encontro aos interesses dos agentes de viagem: “Até quando teremos que aceitar estas invasões numa atividade que é nossa por direito?”.

Confira a carta na íntegra enviada a Henrique Alves. Ambas possuem o mesmo conteúdo.

“DIGNÍSSIMO MINISTRO

Ao cumprimentá-lo e na qualidade de Presidente da Fenactur – Federação Nacional de Turismo, Entidade de Classe que congrega 24 Sindetur’s – Sindicatos Estaduais de Turismo, que por sua vez representam aproximadamente 20.000 Agências de Viagens a nível Brasil e, como Vice-Presidente da CNTur – Confederação Nacional de Turismo, venho à sua presença, manifestar nosso protesto e repúdio contra os desmandos que estão sendo praticados no setor do Turismo e não seguimento de normas estabelecidas pela pasta que o senhor brilhantemente comanda, atitudes estas que cada vez mais prejudicam e desmotivam os Agentes de Viagens.

Se não bastasse a concorrência desleal e acirrada de quem vende direto, o não pagamento e corte das comissões, são motivos que praticamente inviabilizam a atividade que durante décadas sustentou o Turismo. Todos os dias surgem no mercado novas alternativas de vendas efetuadas por “  pessoas“ que não entendem e nem sabem da importância e responsabilidade do Turismo, a atividade que mais gera empregos e movimenta divisas no mundo. Desta feita, fomos surpreendidos por anúncio do SESC-SC, vendendo pacotes turísticos para a Europa e Brasil.

Até quando teremos que aceitar estas invasões numa atividade que é nossa por direito? Vamos ter que assistir passivamente o fim desta nobre profissão? Vamos aplaudir o fechamento de tradicionais Agências de Viagens e aumentar a estatística de desempregados?

Os Agentes de Viagens são muito mais que meros vendedores de passagens/pacotes. São peças fundamentais para todo o setor e principalmente para que os turistas tenham um atendimento digno e excelência na prestação de serviços. O senhor é testemunha de nossa luta por longos e incansáveis 13 anos para que os Agentes de Viagens tivessem suas atividades reconhecidas por lei.

O SESC, é uma Entidade com objetivos específicos e tenho a certeza que não consta em sua missão, a atividade de vender passagens/pacotes turísticos. Acredito que nem seja registrado/cadastrado na EMBRATUR, registro este solicitado aos Agentes de Viagens. Os Agentes de Viagens, face à crise que assola o país e pelos motivos acima expostos, estão buscando encontrar alternativas na cadeia produtiva do Turismo, desenvolver produtos e serviços que lhes permitam receitas para continuarem honrando seus compromissos e o exercício de suas atividades.

SENHOR MINISTRO

Minhas Entidades seguem a missão de representar e defender os interesses dos Agentes de Viagens, assim, certos de que Vossa Excelência dará a devida importância ao assunto em pauta e acima relatado, apresentamos nossos agradecimentos e votos de respeito e consideração.

Atenciosamente.

MICHEL TUMA NESS

Presidente FENACTUR – Federação Nacional de Turismo

Vice-Presidente CNTur – Confederação Nacional de Turismo”

Via: Mercado&Eventos

Shopping Light oferece programa cultural gratuito

Walking Tour “Descubra São Paulo a pé”


Cercado de muita cultura e arte, o centro de São Paulo guarda peculiaridades cheias de charme, com várias histórias impactantes e curiosas. Tais características podem ser conferidas por um “tour” cultural que trafega os pontos turísticos e históricos reservados no coração da capital paulista.

O programa cultural, idealizado para reavivar o centro de São Paulo, chama-se Walking Tour “Descubra São Paulo a pé”, promovido pelo Shopping Light – tombado pelo Patrimônio Histórico, localizado no charmoso prédio Alexandre Mackenzie, que fica entre o Viaduto do Chá e a Xavier de Toledo, na própria região central.

O roteiro externo inclui caminhadas, realizadas pelo Centro Histórico de São Paulo, como Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú, Prefeitura de São Paulo, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Rua 15 de Novembro, Bolsa de Valores, Mosteiro de São Bento, entre outras. Os participantes contemplam e visitam internamente alguns dos principais pontos turísticos da cidade, conhecendo sua história e curiosidades, desde o surgimento até os dias atuais. Todo o passeio conta com o acompanhamento de um guia turístico.

Já o roteiro interno segue com a visita pelos ambientes que compõem o Shopping Light, como o elevador, as escadarias, a cobertura, a antiga administração, entre outros locais. A ideia é abordar toda história que permeia o local, onde sediava a empresa de Energia Light.

As informações sobre o Walking Tour “Descubra São Paulo a pé” estão no www.shoppinglight.com.br

Serviço:

Preço: Gratuito

Idioma: Português, Inglês e Espanhol.
Ponto de encontro: Em frente ao balcão de informações do Shopping Light, localizado no andar térreo.
Inscrição antecipada: não é necessário
Obs.: O Shopping Light oferece protetor solar para todos os participantes.

TOUR INTERNO
Último domingo de cada mês – das 14h30 às 15h30

TOUR EXTERNO
Último sábado de cada mês – das 10h30 às 13h

Fonte: Hatsur.com