Profissionais refletem dimensão evangelizadora do turismo religioso

A iniciativa visou promover uma maior integração entre os profissionais, proporcionando reflexões sobre o turismo religioso.


No dia Mundial do Turismo (27 de setembro), cerca de 150 profissionais do setor se reuniram no Santuário de Aparecida (SP) para a 1ª. Romaria Nacional dos Profissionais do Turismo. A iniciativa visou promover uma maior integração entre os profissionais, proporcionando reflexões sobre o turismo religioso. O tema central foi “A Dimensão evangelizadora do Turismo Religioso no Brasil”.

O evento, organizado pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e a Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso (AGCTur), contou com a presença do presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, do Bispo Referencial da Pastoral do Turismo, Dom Murilo Krieger, Alfredo Gimenes (CNTur), Carlos Augusto Carvalho (CNTur), Claudio Magnavita (Secretário de Turismo do RJ), entre outras autoridades.

Dom Murilo traçou o contexto do turismo na atualidade e a necessidade de se desfazer da rotina, tornando a experiência de viajar uma oportunidade de enriquecimento interior, exercício da liberdade e novos laços de solidariedade. O sacerdote apresentou questionamentos e reflexões para a ação pastoral da Igreja no Turismo. Foram debatidos no evento temas como Roteiros Religiosos, a importância das agencias e dos profissionais na divulgação do Turismo Religioso, entre outros assuntos. No final do encontro, houve uma mesa redonda com o tema “A relação entre os profissionais e a diversidade no Turismo”.

Do Amazonas para São Paulo atrás de um sonho: participar do 1º. Concurso Nacional de Startup’s


A empresa ainda é um piloto na capital amazonense, mas há planos de expansão até o meio do ano que vem.

Tayke Monteiro, um jovem empresário de uma Startup de Manaus (AM) chamada Pra que Rumo, participou do 1o. Concurso Nacional de Startup´s de Turismo, promovido pelo Conselho do Jovem Empreendedor do Turismo da ABRESI, no 27º. Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (CIHAT). O evento aconteceu essa semana em São Paulo.

Tayke fez um vídeo durante a sua viagem (mais de 2.600 km) para a capital paulistana falando sobre a sua participação no Concurso, e que foi exibido na abertura do evento, arrancando aplausos dos presentes.

Conversando com a equipe de Comunicação da CNTur, o empresário falou um pouco da Startup Pra que Rumo , uma plataforma para ser transformada em Turismo de Aventura e Eco Turismo. Segundo Tayke, o turista de hoje está cada vez mais independente e a Pra que Rumo pretende ser a ligação entre o fornecedor dos serviços do Turismo de Aventura e o Eco Turismo com o turista final. A Startup ainda é um piloto na capital amazonense, mas há planos de expansão até o meio do ano que vem. E ele viu no Concurso uma oportunidade de dar visibilidade à empresa, trazendo sua experiência para ser trocada com outros jovens empreendedores, fazendo networking.

Tayke frisa ainda que há uma preocupação muito grande da Startup administrada por ele e mais quatro sócios em conscientizar o turista sobre a preservação ambiental.
Embora não tenha chegado à final, Tayke afirma que ter participado do Concurso e ter chegado aos 12 finalistas já foi parte da realização do sonho da Startup.