Facebook

Quem Somos

A CNTur – Confederação Nacional do Turismo, é a entidade sindical patronal de 3° grau representante do setor do Turismo no Brasil. Foi reconhecida através de ato do Ministério do Trabalho e Emprego publicado no DOU de 28 de janeiro de 2009, para a coordenação e representação do setor produtivo do Turismo do país em nível nacional, junto aos órgãos públicos e organismos privados. Foi ainda ratificada pela mais alta corte do país, pela 2ª turma do Superior Tribunal Federal, em 30 de setembro de 2014.

A CNTur é constituída por 7 federações e 130 sindicatos patronais, abrangendo todo o território nacional.
São filiados à CNTur os segmentos nacionais de hotéis e todos os tipos de meios de hospedagem, de restaurantes comerciais e coletivos, bares e todos os tipos de empresa fixa de alimentação preparada, de casas noturnas e de lazer, de organizadores de eventos, de parques temáticos, de agências de viagem e operadores de turismo, e de clubes esportivos, sociais e de recreação.
O corpo deliberativo da CNTur é constituído por uma Diretoria de Administração, um Conselho de Representantes e um Conselho Fiscal.
O corpo consultivo da CNTur é formado pelo Conselho Sindical, pelo CENTUR – Conselho Nacional das Entidades de Turismo, o ConCNTur – Conselhos Estaduais das Entidades de Turismo, as Diretorias Estaduais de Representação, os Conselhos Técnicos de Orientação, o CONJUR – Conselho Superior de Assuntos Jurídicos, o Conselho Superior de Planejamento Estratégico, o Conselho Superior de Assuntos Econômicos e o Conselho de Notáveis do Turismo.
Ao total a CNTur é representada por cerca de 1.200 diretores e conselheiros em todo o país, que levam o bom nome e a defesa do Turismo Brasileiro.
Além disso, o corpo executivo da entidade é formado por diretorias e gerências em diversas áreas de sua administração gerencial.