Facebook

História

Em 2015 completam-se 30 anos da primeira manifestação oficial de criação de uma Confederação patronal do setor

A Confederação Nacional de Turismo – CNTur, buscando sempre valorizar suas ações voltadas ao turismo como propósito de sua existência, vem com o presente resgatar a origem primária de seu nascedouro, pois estamos vivenciando o trigésimo ano do marco inicial de sua criação. A ideia de criação de Federações Estaduais para posterior criação de sua Confederação própria, desvinculando-se do Comércio, que era uma Confederação genérica, foi lançada por ocasião da Reunião Ordinária do Conselho de Representantes da então Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, realizada na cidade de Gramado/RS em 01 de novembro de 1985 e teve sua aprovação aprovada por unanimidade dos sindicatos filiados.

A partir de então surgiram as Federações de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Estado de São Paulo e de Santa Catarina e a seguir a Federação Nacional de Turismo – FENACTUR, que originaram a criação da CNTur. Depois surgiram as Federações dos Estados de Minas Gerais e da Bahia. Como se vê na ata reproduzida abaixo, já naquela Reunião de 1985 o Presidente da entidade salientou que “no momento, há condições políticas favoráveis a tal criação” e mais adiante acrescentou “que nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro a instituição de Federações Estaduais parece não apresentar dificuldades”.

Impossível, pois, esquecer dessa deliberação que demonstra a vontade unânime de todos os integrantes da categoria de ter uma Confederação própria e exclusiva da área de Turismo, decisão que está comemorando 30 anos em novembro próximo.

 

ata