Turismo para todos : crescimento das viagens domésticas pelo Brasil

Compartilhar Artigo

Crédito fácil, facilidade de parcelamento e o planejamento financeiro familiar são alguns dos fatores que proporcionaram condições das classes mais baixas terem acesso às viagens.

Como uma das bandeiras defendidas pela Confederação Nacional do Turismo, o Turismo para Todos visa a democratização do turismo para todas as classes sociais.

E nessa semana, o Ministério do Turismo, através do seu Departamento de Estudos e Pesquisas, divulgou um estudo ratificando o crescimento das viagens domésticas pelo Brasil nos últimos anos, impactados pela melhoria de renda das famílias brasileiras.

A pesquisa – que trata de uma expectativa de viagens nos próximos meses – mostra que há cinco anos, 38 milhões de brasileiros viajavam pelo país e hoje eles chegam a 63 milhões. Esse crescimento de mais de 65% deve-se à classe C, já que o crédito fácil, a economia quase estável, a facilidade de parcelamento e o planejamento financeiro familiar são alguns dos fatores que proporcionaram condições das classes mais baixas terem acesso às viagens.
Para o IBGE, a classe C engloba as famílias com renda entre R$ 2,9 mil até R$ 7,2 mil. E é nesta faixa que se encontram os clientes responsáveis por esse aumento.

A pesquisa de sondagem de intenção de viagem do consumidor é realizada pelo Ministério do Turismo/FGV todos os meses, em sete capitais brasileiras e mede a vontade das pessoas em viajar nos próximos seis meses. Ao todo são feitas 2 mil entrevistas nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

Artigos Relacionados