A conectividade entre a natureza e a urbanidade no turismo da Amazônia é retratada no livro “Chão e Vão: Uma Amazônia Construída” (Paco Editorial). O lançamento dessa obra foi no dia 21 de março na Livraria Saraiva do Shopping Manauara às 19:00 em Manaus. Essa data foi escolhida em função das comemorações do dia Internacional da Floresta e a obra vêm como um presente das autoras para a região, já que a Amazônia é o objeto de estudo do livro.
A obra foi dividida em duas partes: uma para relatar o diálogo da natureza com o turismo, ao mostrar a importância dos alojamentos de floresta como fio condutor no desenvolvimento econômico e sustentável para o Amazonas. A outra traz o aproveitamento turístico da paisagem urbana da Amazônia ao contar a história da Avenida Sete de Setembro, onde o passado e presente conseguem se encontrar e dialogar. O livro é a reunião de dissertações das professoras turismólogas e pesquisadoras da área de turismo, Amanda Cristiane da Silva Morais Ramos e Márcia Raquel Cavalcante Guimarães. Essas dissertações são frutos do 1º MINTER da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em Turismo e Hotelaria na região Norte.
A publicação atenderá uma demanda extremamente carente de publicações em turismo no Amazonas e na região, que reflitam a realidade amazônica e sobretudo, escrito por pesquisadores locais dedicados aos estudos das especificidades da atividade turística na Amazônia. Voltado para estudiosos da região, assim como planejadores e gestores públicos, “Chão e Vão: Uma Amazônia Construída” já está disponível para todo o país na livraria virtual da Paco: http://goo.gl/e6bEAX e para ler uma parte da obra acesse o link: http://editorialpaco.com.br/livro/chao-e-vao/
Sobre as autoras =>
Amanda Cristiane da Silva Morais Ramos é pesquisadora, turismóloga e mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI-SC. Dez anos como docente nos cursos de Turismo e Tecnologia em Hotelaria em instituições de ensino superior em Manaus. Professora visitante da pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Márcia Raquel Cavalcante Guimarães é pesquisadora, turismóloga, mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI-SC. É professora do curso de Turismo, da pós-graduação em Gestão e Produção de Eventos; Turismo e Desenvolvimento Local da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Docente, desde 2005, atuou também nos cursos de Turismo em outras instituições de ensino superior em Manaus.
SERVIÇO
“Chão e Vão: Uma Amazônia Construída”
332 páginas, 1º Edição, Brochura, Formato 14×21
Preço sugerido: R$ 47,61