No Dia Mundial do Turismo – 27 setembro – , ao celebrar e lembrar esta nossa maravilhosa atividade empresarial, econômica e social deve-se repensar fortemente na questão da nova formação e trabalho de equipes em nossas empresas e atividades comerciais. Recrutar, Selecionar, Motivar e Integrar as novas equipes são uma alternativa importante de planejamento e organização empresarial.
Para retomar e agir com qualidade nas atividades de alimentos e bebidas, hospedagem,turismo e assemelhadas é vital estimular o trabalho coeso e altamente sincronizado das novas equipes,permitindo a melhor sustentabilidade econômica das organizações enquanto custos, faturamento e lucratividade. O novo papel das lideranças nos aspectos de supervisão de serviços, comunicação interna, gestão de conflitos e qualidade de atendimento, manifesta-se de maneira definitiva e como variável competitiva de negócios.
Nesse panorama empresarial diferenciado , o trabalho em equipe é realmente a chave de sucesso para uma retomada mais consistente com ações direcionadas, principalmente para a satisfação plena dos funcionários ou colaboradores; afinal, cliente feliz é resultante de mão de obra feliz.
Colaboradores ou funcionários descontentes , em boa parte das vezes, atendem de forma inadequada aos clientes.
Ao gerenciar equipes de serviços é necessário manter contato frequente com as expectativas da equipe:
a- pagamento e recompensas;
b- boa comunicação;
c- orientações e estilo de gerenciamento;
d- escalas de trabalho;
e- quantidade justa de trabalho.
A retomada de nossos empreendimentos, onde o trabalho representa uma proporção sempre significativa do custo total, necessita gerenciar as equipes , de modo a maximizar o controle gerencial produtivo e de relacionamento inteligente. Esta é a hora de criar e manter talentos nas equipes, pessoas que farão a diferença nestes novos tempos. Felizes meses de retomada do nosso turismo!
Aregala – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo
Cozinheiros Sem Fronteiras