Nota de falecimento: Mario Petrocchi de Oliveira

Compartilhar Artigo

Faleceu no último domingo (29), aos 72 anos, nosso amigo e diretor Mario Petrocchi de Oliveira.  O consultor de Turismo Mario Petrocchi foi o primeiro secretário Estadual de Turismo do Espirito Santo e era o Presidente do Conselho das Entidades de Turismo do Espírito Santo da CNTur (Confederação Nacional do Turismo). Segundo familiares, Petrocchi teve um mal súbito enquanto praticava caminhada.

Engenheiro mecânico de formação, e funcionário aposentado da geradora e distribuidora de energia Escelsa, da qual foi diretor e presidente, ingressou no Turismo quando participou do Governo Albuíno Azeredo no Espírito Santo, entre 1991 e 1995, quando foi responsável pelo primeiro plano estratégico do Espírito Santo. Mais tarde, já como Secretário Estadual de Turismo, ocupou a presidência da Comissão de Turismo Integrado da Região Sudeste.

Foi o autor de 5 livros, entre eles Turismo: planejamento e gestão, que passou a ser adotado por todos os cursos superiores de turismo no Brasil. Palestrante, levou sua visão para as soluções do Turismo brasileiro aos quatro cantos do país.

Petrocchi foi responsável pelo mais recente Plano de Marketing do Turismo Nacional, do Ministério do Turismo, e também pela organização estrutural do sistema de hospedagem Cama e Café. Entre seus trabalhos mais recentes estão o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo na Região das Serras Gaúchas e Catarinenses e os Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável de três regiões do sul da Bahia: Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê.

A CNTur tem a honra de ter tido o colega e amigo Mario Petrocchi entre seus diretores e consultores, e lamenta profundamente a perda desta grande inteligência do Turismo brasileiro.  Registramos aqui nossas condolências a toda sua família e aos companheiros do Turismo nacional.

O velório acontece na tarde desta segunda-feira (29), no cemitério de Santo Antônio, em Vitória-ES, onde também ocorrerá o enterro, às 17h.

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de