Mesa Tripartite de Turismo e Hotelaria da Presidência da República quer estabelecer o Diálogo Social

Compartilhar Artigo

A Mesa de Diálogo Tripartite da Hotelaria e Turismo da Presidência da República, conduzida pelo Secretário Sindical da Secretaria Geral da PR, José Lopes Feijoó, esteve reunida dia 17 de julho de 2013. O cenário foi a sede da CONTRACS (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), em Brasília. Avançou-se nas discussões entre trabalhadores, empregadores e governo na busca da formação de um documento com vistas ao que se chamou de Diálogo Social, definindo as posições consensuais das partes envolvidas, com foco em diretrizes comuns sobre os diversos aspectos que valorizam e dão maior qualidade aos serviços turísticos no país.

A Bancada do Governo foi representada por José Lopes Feijoó, da Presidência da República e Manuel Messias, do Ministério do Trabalho e Emprego. A Bancada Patronal esteve presente pelo presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, assessorado por Ênio Miranda e José Osório Naves e do representante da CNC, Alexandre Sampaio, assessorado por Antônio Lisboa; a Bancada dos Trabalhadores teve representantes dirigentes da CONTRATUH, da CONTRACS e das cinco Centrais Sindicais.

Na ocasião foram discutidos temas relativos à Formação e Qualificação Profissional, Saúde e Segurança do Trabalhador; Resolução Rápida de Conflitos, Condições de Trabalho, Representação Sindical nas Empresas, Relações com a Comunidade e Benefícios Indiretos aos Trabalhadores e Piso Salarial.

A conclusão e texto final sobre os temas abordados deverão ser incluídos na pauta da reunião do dia 16 de agosto no escritório da Presidência da República em São Paulo, onde cada Bancada deverá apresentar o resumo de suas posições.

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de