As cidades de Areia e Conde já tiveram suas primeiras reuniões com empresários, nos dias 27 e 30 de outubro, respectivamente
Setenta e cinco empresas do setor de turismo da Paraíba receberão gratuitamente capacitação em gestão, através de palestras, oficinas e consultorias. O projeto “Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro”, iniciativa da Confederação Nacional do Turismo e do Sebrae, irá promover esse encontro no estado.
A meta é atender 25 empresas de cada uma destas três cidades: Campina Grande, Conde e Areia. “O Sebrae Paraíba vem fazendo um trabalho de estruturação do turismo criativo e de experiência nestas cidades há alguns anos e vimos a necessidade dos empresários em aprender mais sobre gestão. Essa capacitação é exatamente o que eles precisam agora para crescer mais”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.
O conteúdo da capacitação envolve os seguintes temas: qualidade, gestão de pessoas, formação de preços, inovação e sustentabilidade. As cidades de Areia e Conde já tiveram suas primeiras reuniões com empresários, nos dias 27 e 30 de outubro, respectivamente. Em Campina Grande, a primeira reunião acontecerá em novembro.
A consultora da CNTur, Bartira Seixas, explicou que, além das oficinas e palestras que serão oferecidas aos empresários, cada uma das empresas terá uma consultoria individual de seis horas. “Podem participar da capacitação empresas ligadas ao turismo, como o setor de alimentação, hotéis, pousadas, agentes de viagens. O projeto oferece uma solução inovadora, com uma abordagem diferenciada, promovendo o aprimoramento da gestão e a inclusão de boas práticas e inovações”, destacou Bartira.
O projeto é dividido em etapas e a primeira parte consiste em uma avaliação diagnóstica das empresas participantes. Em seguida, serão aplicadas soluções de gestão empresarial customizadas para atender as especificidades e características dos segmentos de negócios do turismo. As empresas atuarão em conjunto por determinado tempo e, coletivamente, vão buscar alcançar um novo patamar de competitividade e de equacionamento de problemas comuns.
As empresas paraibanas do setor de turismo interessadas em participar do projeto ainda podem aderir, entrando em contato com o Sebrae Paraíba.