Diretores da CNTur se reúnem com ministros
e encaminham pedido de audiência com Lula

Compartilhar Artigo

A intenção é dar visibilidade as pautas do nosso setor que ainda hoje não se recuperou plenamente dos impactos financeiros sofridos durante a pandemia da covid, afirmam

Os diretores da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) se reuniram nesta terça-feira (17) na Esplanada dos Ministérios em Brasília, com a ministra Daniela Carneiro (Turismo) e os ministros Carlos Lupi e Luis Marinho (Previdência e Trabalho, respectivamente). Na pauta, sugestões de propostas e ações para desenvolver e qualificar as mais de 50 atividades econômicas do setor, combater a informalidade, gerando mais emprego e renda aos brasileiros.

A comitiva, acompanhada de assessores, levou aos representantes do governo federal alternativas para aumentar o número e a permanência de turistas internacionais em solo brasileiro, capacitar a mão de obra para a prestação de serviços turísticos e reduzir o valor das passagens aéreas. A CNTur aproveitou os encontros para solicitar audiências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

“A intenção é dar visibilidade as pautas do nosso setor que ainda hoje não se recuperou plenamente dos impactos financeiros sofridos durante a pandemia da covid”, explicou Fábio Aguayo, diretor da entidade e presidente da Federação Paranaense de Turismo (Feturismo).

Os ministros informaram que a Presidência da República e o Ministério do Trabalho terão uma série de agendas e compromissos, a partir desta quarta-feira (18), com os representantes das centrais sindicais. A entidade empresarial do turismo adiantou que irá sugerir um modelo parecido com representantes das patronais, para dar ouvidos ao outro lado da moeda, assim ampliando os debates com representantes do setor produtivo brasileiro.


Horário de Verão
Os diretores da CNTur reforçaram o pedido para o retorno do horário de verão, que não ocorre desde 2019, para a temporada 2023/2024. “Além de economizar energia elétrica, o horário especial ajudará conscientizar nossos clientes e hóspedes sobre a importância do uso racional dos recursos naturais, combatendo o negacionismo das mudanças climáticas e aquecimento global, um trabalho da sociedade civil organizada em conjunto com as pastas de minas energia, meio ambiente e turismo”, ressaltaram.

A CNTur já solicitou audiência com o presidente Lula para, juntamente com todas as entidades sindicais e patronais do Turismo brasileiro, apresentar proposta de desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo e melhorar a imagem do Brasil, após os fatos lamentáveis e atos terroristas e golpistas que atentaram contra a democracia e instituições brasileiras no início de janeiro. “Pretendemos levar ao presidente Lula nossa solidariedade e trabalhar junto para melhorar a imagem do Brasil, especialmente no exterior”, ressaltaram os diretores.


Agendas
Participaram da peregrinação na Esplanada dos Ministérios os diretores da CNTur Wilson Luiz Pinto (presidente executivo) e Paulo Montanha (diretor de Turismo e presidente do Sindetur-MA – Sindicato das Empresas de Turismo do Maranhão), Lamarck Freire Rolim (presidente do Sindetur/DF – Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal), Neilor Schmitz (diretor da Fhoresc – Federação de Hotéis, Bares e Similares de Santa Catariana), Fábio Aguayo (Presidente da Abrabar – Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas e diretor da Feturismo – Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Paraná), Nei Jorge Feniar (diretor do Sindhoteis/SP – Sindicato das Empresas de Hotelaria e Estabelecimentos de Hospedagem do Município de São Paulo e Região Metropolitana).

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de