CNTur se faz presente, em Aparecida/SP, no 2º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo CNBB.

Compartilhar Artigo

“Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades”, tema da Organização Mundial do Turismo de 2015 (OMT), enfatiza o impacto do setor sobre o crescimento econômico, criação de emprego e desenvolvimento. O setor turístico pode ser uma oportunidade, melhor, um bilhão de oportunidades também para construir estradas de paz. O encontro, o intercâmbio e a compartilha favorecem a harmonia e a concórdia.

Em resposta a essa exortação da OMT, a Pastur Nacional, organizou o 2º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo CNBB com o tema: Identidade e Missão, que reuniu 80 pessoas, incluindo 20 padres e 2 bispos, vindas de 15 estados e de todas as regiões do Brasil, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro na cidade de Aparecida (SP).

A abertura aconteceu na Capela Nossa Senhora da Esperança, do Hotel Rainha do Brasil. Estiveram presentes o Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, Bispo Referencial da Pastur no Brasil, o Arcebispo de Braga/Portugal e Primaz das Espanhas, Dom Jorge Ortiga, o Coordenador Nacional da Pastur, padre Manoel Filho de Salvador – BA, a secretária do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, Ir. Claudina Scapin de Brasília – DF, Alfredo Gimenes, vice-coordenador nacional da pastoral do turismo CNBB e diretor do núcleo CNTur – para o Desenvolvimento Nacional do Turismo Religioso Brasileiro.

O Encontro Nacional promoveu as discussões e temáticas sobre a dimensão de atuação da Pastoral Nacional do Turismo CNBB, junto às diversas realidades a serem trabalhadas.  Levantar os desafios e possibilidades de ação, bem como sugestões para a coordenação nacional foi o momento de maior partilha dos representantes estaduais.

Um bilhão de turistas, quando bem acolhidos, podem transformar-se em fonte importante de bem-estar e de desenvolvimento sustentável para todo o Planeta. O esforço de cada um, multiplicado por um bilhão, torna-se uma grande revolução.

Artigos Relacionados

Bares

MTE integra CNTur na CONAETI

MTE empossa novos membros da CONAETI e lança Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador No Dia Nacional de