Festival promove e divulga a produção ecológica de alimentos e a culinária vegetariana.
A Confederação Nacional do Turismo está apoiando o Festival de Gastronomia Orgânica, que realiza a sua quinta edição entre os dias 16 e 19 de outubro, trazendo inovação ao setor de alimentação e gastronomia, propondo hábitos mais saudáveis à população paulistana.
Mantendo o comprometimento com a questão da sustentabilidade, o Festival viabiliza, promove e divulga a produção ecológica de alimentos e a culinária vegetariana como um movimento acessível e transformador da realidade social, popularizando os temas, disponibilizando informação, disseminando boas práticas de consumo e fortalecedoras do comércio solidário.
Aberto ao público interessado em mais qualidade de vida, o V Festival de Gastronomia Orgânica, recebe profissionais da área de saúde, nutrição, agricultura, gastronomia e educação. O público estimado para esta edição é de mais de 20.000 pessoas.
O V Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo também promove e divulga a produção Orgânica e Agroecológica, apresentando a Gastronomia Orgânica e Vegetariana como um movimento acessível e transformador da realidade ambiental e social.
Cada vez mais o consumidor, especialmente nos grandes centros, busca novas alternativas para uma alimentação saudável, saborosa e que traga benefícios sociais a quem a produz. Assim, o Festival traz informações e as últimas tendências mundiais sobre hábitos alimentares, agricultura orgânica, degustação de produtos e receitas.
A CNTur, Abresi e AREGALA Brasil estão apoiando o evento e auxiliando na sua promoção, divulgação e alguns aspectos de organização temática, além de estarem presentes na abertura do festival. As entidades terão um stand institucional, divulgando o projeto Sustentur, projeto de sustentabilidade no turismo. O conceito nasceu em São Paulo e será implementado em algumas regiões do estado. Posteriormente, se estenderá, tendo como foco principal a adequação do setor à política nacional dos resíduos sólidos (PNRS) e, principalmente, o resíduo orgânico, o mais problemático em termos de reciclagem.
Será também apresentado o FOME, um projeto inovador em termos do reaproveitamento dos alimentos e sobre uma nova lei que está tramitando no Congresso Nacional a respeito da função social do alimento : A Política Nacional da Erradicação da Fome (PNEF).
A Ecodaterra, empresa fornecedora em larga escala de produtos orgânicos, com foco em hotéis e restaurantes, também estará presente no stand da CNTur e participará da Rodada de Negócios.
Durante o evento, haverá apresentações de produtos orgânicos, onde Chef’s e profissionais de gastronomia mostrarão o melhor da culinária orgânica sustentável.
Será discutido também a questão da “Xepa” e o aproveitamento integral dos alimentos das feiras principalmente na linha de Hortifruti.
Praça Gastronômica
Chef’s e restaurantes do segmento especializado oferecem ao público uma oportunidade única de experimentar pratos da Nova Gastronomia, onde terão a oportunidade de conhecer de perto as atividades relacionadas à produção e mercado dos produtos orgânicos.
Na Cozinha Show, a Professora e Chef Ana Tomazoni, da Aregala/CNTur/Abresi fará uma apresentação de drinks energéticos. O Chef Jair Abril Rojas participará do Desafio Orgânico, onde o Chef receberá uma cesta com produtos orgânicos e terá que fazer um prato de autoria na hora.
Feira de Produtos Orgânicos e Sustentáveis
oA produção orgânica e agroecológica terá este ano um espaço criado especialmente para o lançamento dos novos produtos que estejam alinhados ao conceito de sustentabilidade e da agroecologia, dando a oportunidade para o público conhecer e eleger os melhores.
Será apresentado o “Espaço Agricultura”, onde agricultores orgânicos participarão de rodadas de negócio, palestras e terão contato com diversas empresas e entidades certificadoras.
A Rodada de negócios
Tem o objetivo de viabilizar as negociações para a micro, pequenas e médias empresas.
Organizada com a assessoria e o apoio das Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a “Rodada” foi concebida para ser um instrumento de estímulo e fomento ao comércio de produtos orgânicos, aproximando produção e distribuição desses produtos, com ganhos na redução dos custos da intermediação e no aumento da oferta de produtos com qualidade e regularidade.
Por essas razões, estarão reunidos médios e grandes compradores, produtores e fornecedores, trocando informações e realizando negócios nesse mercado em ascensão.
A Feira acontece do dia 17 ao dia 19 de Outubro, das 10 às 19 horas e a entrada é franca.