A cidade de Curitiba é uma das principais capitais do Brasil em número de bares e restaurantes. E o aumento de eventos esportivos na cidade ajudam a aquecer a economia do setor gastronômico. Segundo dados do Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos do Paraná (SindiProm), o ramo de gastronomia e entretenimento da capital paranaense movimenta uma cadeia que envolve vários setores. Seu multiculturalismo representa vários tipos de cozinha, ajuda atrair eventos e entrar no radar de promotores e organizadores de eventos.
Apesar da recente crise econômica do país e que teve efeito imediato na categoria, o setor gastronômico da cidade de Curitiba tem muito a agradecer aos grandes eventos esportivos nos últimos tempos, especialmente deste mês de julho com a Corrida do Milhão da StockCar e a Liga Mundial de Vôlei. De acordo com levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba (Sindiabrabar), durante o período de eventos, o setor de gastronomia e entretenimento registra um aumento entre 20% e 25% no movimento normal. A pesquisa também mostra uma melhoria gradual no setor de alimentação fora do lar. A retomada do turismo de negócios também sinaliza para aquecer a economia, o que será uma excelente oportunidade para que diversos setores de serviços sejam impactados de maneira positiva, em especial o gastronômico.
Importante ressaltar que os polos gastronômicos mais organizados são os grandes beneficiados nas atrações do público, principalmente os que têm maiores capacidade, melhor localização e estrutura de atendimento.