Na próxima quinta-feira (6 de julho), o Sebrae-RJ lançará em Resende o projeto Destinos Turísticos Inteligentes para a região das Agulhas Negras, incluindo os municípios de Penedo, Resende e Itatiaia. O projeto, já lançado em outras regiões do estado, é uma proposta do Sebrae para oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança e sustentabilidade. Dois aplicativos, o Embaixadores dos Parques Nacionais e o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, também serão apresentados no evento e se tornarão aliados dos empresários.
O projeto será desenvolvido em etapas, que inclui a organização de um calendário de eventos, capacitações, oficinas e workshops ao longo dos próximos 18 meses de trabalho. O objetivo é oferecer estruturas turísticas diferenciadas para facilitar a interação e a integração do visitante antes, durante e depois da viagem. Além disso, o programa prevê a participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor, além de um ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo e uma aproximação entre os elos da cadeia de valor, incluindo as empresas dos segmentos que não são líderes.
Para ser considerado destino inteligente, é preciso ter um espaço turístico inovador e dispor de tecnologia de ponta, ser focado no desenvolvimento sustentável e saber gerir os recursos de forma eficiente. Com isso, esses locais garantem mais competitividade ao setor e possibilitam experiências de qualidade aos turistas, porque além de integrados, também são interativos.