Fazer um piquenique em meio a um parreiral, preparar uma receita típica ou reger uma orquestra. Não faltará opções para os turistas em Santa Catarina e que queiram aproveitar uma programação diferente e fora da tradicional praia ou turismo rural. Essa é a proposta do programa Turismo de Experiência do Sebrae/SC, lançado na semana passada.
Ao todo, mais de 50 pequenas empresas participam do programa pioneiro em Santa Catarina, divididos entre Serra e Grande Florianópolis.
— Procuramos um nicho diferente e fizemos uma pré-seleção das empresas que já ofereciam algum tipo de experiência ou tinham potencial. Nesses casos, o turista passa de mero observador para protagonista — diz o coordenador estadual de turismo do Sebrae/SC, Alan Claumann, acrescentando que o enfoque é na cultura açoriana e na enogastronomia.
Para o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Waldir Walendowsky, a iniciativa do Sebrae é importante porque sai do turismo tradicional e explora as singularidades da cultura catarinense:
— São produtos que já existiam mas que passavam despercebidos até pelo setor público e que o Sebrae soube explorar, o que dá a condição de o Estado ser original. Além disso, esse turismo tem muitas vezes um valor agregado maior que o turismo de commodity.
Via: Zero Hora Viagens