Estudo mostra que a gastronomia é um dos principais atrativos turísticos da cidade.
De acordo com estudo realizado pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), o turista que vem à cidade gasta até 20% do seu orçamento da viagem para comer bem em um dos mais de 15 mil restaurantes ou 20 mil bares da capital paulista.
Segundo a pesquisa, 75,7% dos turistas em geral avaliam a gastronomia da cidade como ótima ou boa, sendo um dos itens com melhor pontuação. E para 23,9% dos visitantes, a gastronomia também é apontada com uma das atividades mais realizadas durante a estada. Durante a Copa do Mundo, a oferta e variedade de sabores da cidade ficou em evidência, pois cerca de 27% dos turistas nacionais e estrangeiros consideraram a gastronomia como o principal diferencial da cidade e 87,6% deles avaliaram a comida como ótima ou boa.
São Paulo vive um excelente momento para divulgar sua gastronomia. São quase 60 tipos de cozinha presentes na cidade, uma diversidade que encanta pessoas de todas as partes do mundo.
Diante do cenário positivo em relação a gastronomia na cidade aconteceu entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, a Fistur – Feira Internacional de Produtos, Serviços e Sustentabilidade para Gastronomia, Hotelaria e Turismo 2014, e a 27ª edição do CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo. Dentro do evento, festivais gastrômicos comandados pelos Chef´s da AREGALA, que também fizeram parte da Comissão Técnica de Degustação juntamente com membros da Academia Brasileira de Gastronomia
Além da gastronomia, SP também é reconhecida por seus eventos e festivais, tendo recebido no final do mês de setembro o prêmio IFEA World Festival & Event City como destino que proporciona um ambiente propício para a realização de eventos. O selo IFEA reconhece cidades exemplares em todo o mundo.
A International Festivals & Events Association (IFEA) – fundada em 1956 em Nova York (EUA) é a entidade global que apoia e conecta empresas e profissionais de festivais e eventos especiais em todo o mundo, atuante em 40 países nos cinco continentes.