Recordes de audiência na Copa revelam o Brasil no exterior

Compartilhar Artigo

A audiência da primeira fase de jogos da Copa do Mundo bateu recordes em vários países, conforme dados da FIFA, que revelam o interesse do público pelo esporte e pelo país. A oportunidade de exposição ajuda a construir uma imagem positiva do Brasil.

Na partida entre Estados Unidos e Portugal, alcançou um recorde histórico de espectadores para a ESPN norte-americana, com média de 18,2 milhões de pessoas e picos de audiência chegou de até 22,9 milhões. Na estreia americana contra Gana houve 11,1 milhões de telespectadores número que já tinha sido recorde da emissora em uma partida de Copa. Outros 4,8 milhões de telespectadores dos EUA viram pela Univision, em espanhol, número superior a qualquer outro esporte em 2014.

Já no jogo entre Chile e Austrália, por exemplo, cerca de 2,3 milhões de telespectadores assistiram à SBS na Austrália, terceira maior audiência esportiva da televisão em 2014, mais do que a final do Aberto de Tênis da Austrália, o primeiro dos torneios de tênis do Grand Slam.

Segundo a FIFA, os torcedores e telespectadores de Brasil, Japão, Alemanha, Reino Unido, Argentina, França, Holanda, Croácia e Itália foram responsáveis pelas principais audiências das emissoras que transmitiram os jogos nos respectivos países. O número recorde é dos brasileiros, na partida de estreia da Seleção, dia 12 de junho, contra a Croácia. Foram 42,9 milhões de pessoas que assistiram ao jogo pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão no país e que marcou a maior audiência de um evento esportivo no Brasil, em 2014.

Na Croácia, 1,5 milhão de telespectadores assistiram à HTV2, também maior audiência televisiva em 2014.A projeção de audiência de cerca de 3,6 bilhões de espectadores feita pelo Ministério do Turismo está baseada no alcance que o país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013.

Segundo a FIFA, a Copa do Mundo do Brasil terá 73 mil horas de transmissão de TV para mais de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV ligado por oito anos. Além disso, cerca de 19 mil profissionais estão trabalhando na cobertura do evento o que garante a propagação das informações do país para milhares de pessoas em todo o mundo.

Artigos Relacionados