Trem Do Corcovado Completa 140 Anos Com Missa Solene E Homenagem Da Câmara Municipal Do Rio

O passeio turístico sobre trilhos mais antigo do Brasil, que leva milhões de pessoas ao Santuário Cristo Redentor celebra 140 anos de sucesso no turismo carioca

O Rio de Janeiro comemora no dia 9 de outubro o aniversário de 140 anos do Trem do Corcovado e da Estrada de Ferro, a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. A estrada foi inaugurada por Dom Pedro II e é o principal meio de acesso ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro. De acordo com o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, D. Pedro II teve a ideia de construir a estrada porque admirava a vista do alto do Rio, então capital federal.

O primeiro trem, que era a vapor, foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.829 metros de linha férrea num terreno bastante íngreme. Personalidades ilustres, como Papa, reis, rainhas e presidentes já utilizaram o meio de transporte para chegar até o Redentor.

Em 1884, coube a Dom Pedro II inaugurar a Estrada de Ferro do Corcovado, criando assim, o passeio sobre trilhos mais antigo do país. Inicialmente, o transporte era feito por tração a vapor. O sistema elétrico, pioneiro no Brasil, começou a funcionar em 1910. A terceira geração de trens, fabricados pela empresa SLM, da Suíça, chegou em 1979.  E a quarta geração com trens mais modernos e sustentáveis entrou nos trilhos em outubro de 2019.

Organizada em parceria com a Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarca), a festa de aniversário do Trem do Corcovado começará a partir das 09h30, com apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguida de uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar. Após a Missa, será realizada a solenidade de entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao Trem do Corcovado. A festa seguirá com parabéns para o Trem do Corcovado e distribuição de bolo para visitantes e turistas.

Programação do dia 9 de outubro na Estação do Cosme Velho:

09h30- Apresentação da Banda da Guarda Municipal

10h – Missa presidida pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar

11h – Entrega do Conjunto de  Medalhas de Mérito Pedro Ernesto ao Trem do Corcovado

12h30 – Corte do bolo e parabéns para o Trem do Corcovado com participação da Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro