CNTur e ABRESI lançam cartilha em combate ao Aedes Aegypt

A CNTur (Confederação Nacional do Turismo) e a ABRESI (Associação Brasileira de Gastronomia e Hospedagem e Turismo), com o apoio das 7 federações que constituem a CNTur (FHORESP, FHOREMG, FeBHA, FHORESC, FENACTUR, FNC e FENERC) e apoio institucional do Núcleo Empresarial do PTB, lançam a cartilha “Todos contra um”, com dúvidas, métodos de prevenção e combate ao mosquito e sintomas e tratamentos das doenças que ele pode transmitir.

A cartilha foi criada não apenas para os profissionais do segmento turístico, mas para toda a população, para tirar dúvidas e mostrar a importância da prevenção e que o combate ao mosquito é necessário.

Leia e baixe a cartilha clicando aqui

 

Compartilhe!

Faça a sua parte para combatermos a essa ameaça.

Bumba meu boi homenageia a passagem da tocha pelo Maranhão

Durante três dias a chama olímpica percorrerá três cidades maranhenses e pernoitará em duas delas. O evento dará visibilidade mundial a um dos cenários mais belos do mundo: os Lençóis Maranhenses. A chama olímpica também passará pelo centro histórico da capital São Luís, tombado como patrimônio mundial e repleto de construções que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas.

A celebração mostrará os traços da cultura local, especialmente o Bumba meu boi, que remete à influência indígena na formação do povo maranhense. A localização geográfica propiciou ao Maranhão um híbrido das culturas do Norte e do Nordeste, seja no artesanato, no folclore ou na música popular. A culinária inclui pratos típicos como o arroz de cuxá e o sorvete de buriti.

Em Barreirinhas a tocha mostrará a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Da cidade partem veículos 4×4 que levam os turistas até as lagoas de água doce. O melhor período para conhecer o parque é entre maio e agosto, quando as chuvas acabam e as lagoas enchem – justamente durante o revezamento da tocha.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos maranhenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 457 milhões, entre eles a recuperação do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, e a sinalização turística na rua Raimundo de Moraes no bairro Bom Sucesso em Imperatriz.

NA TRILHA – Dia 12 de junho, após sair de Palmas (TO) a tocha chega em São Luís onde pernoitará. No dia seguinte a tocha passará por Barreirinhas e, em 14 de junho, desembarca em Imperatriz, antes de seguir para Belém (PA).

Confira alguns atrativos das cidades do Maranhão que serão visitadas pela tocha:

Parque Nacional da Chapada das Mesas. Crédito: Embratur

Imperatriz

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos principais atrativos turísticos naturais do município maranhense. Imperatriz prima pela rica biodiversidade do Cerrado e pela beleza de suas paisagens naturais compostas por paredões, cavernas, cânions, buritizais e cachoeiras, que formam piscinas de águas cristalinas. A observação de aves endêmicas do local e as atividades relacionadas ao turismo de aventura, como trilhas ecológicas, rapel e canionismo, destacam-se entre os fatores que atraem os turistas ao local.

Centro Histórico de São Luís. Crédito: banco de imagens


São Luís

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís foi ocupada por holandeses por três anos e reconquistada pelos portugueses. Vestígios dessa saga são encontrados na Cidade Velha. Pelos becos, ruas e vielas, os casarões dos séculos XVIII e XIX, muitos deles revestidos de azulejos originais, são testemunhas destes tempos. Na Rua do Sol estão o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Teatro Arthur Azevedo. Visite a Matriz da Sé, erguida por jesuítas, a Casa de Nhozinho, que homenageia um dos mais importantes artesãos maranhenses, e o Palácio dos Leões, antiga fortaleza francesa.

Fonte: Ministério do Turismo

Em conjunto com o Sebrae, SC apresenta a Rota da Baleia Franca

Um roteiro integrado pelos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, em Santa Catarina. Esta é a proposta da Rota da Baleia Franca, desenvolvida e apoiada pelo Sebrae. O objetivo é ampliar a visitação nestes destinos com foco na observação de baleias, que acontece na região entre os meses de julho a novembro.

O projeto tem o apoio do estado e prefeituras dos municípios e a Rota da Baleia Franca percorre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, no litoral sul catarinense e, em seu entorno, apresenta um rico cardápio de atrativos empreendimentos e serviços para atender os visitantes durante a temporada, período em que a região se transforma no berçário da Baleia Franca, proporcionando aos turistas uma experiência inesquecível de contemplação e integração profunda com a natureza e cultura local.

O produto foi lançado oficialmente durante a WTM-LA 2016 e tem o respaldo de todo o trade local. Por isso, o roteiro se propõe a oferecer, além de excelentes opções em hospedagem e gastronomia regional, diversas atividades de interação profunda com a natureza, com destaque para as trilhas de avistamento de baleias e golfinhos por terra.

O Roteiro – Localizada dentro de uma área de proteção ambiental, a Rota da Baleia Franca é o lugar mágico onde todos os anos uma enorme quantidade desses dóceis animais buscam refúgio para procriar e amamentar seus filhotes, proporcionando uma experiência inesquecível de observação e integração com a natureza.

Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías que estão entre as mais exuberantes do mundo, a Rota oferece também muitos atrativos para os amantes da aventura e dos esportes radicais, além de um impressionante patrimônio histórico e cultural.

Laguna se destaca pelo conjunto de 600 prédios em seu Centro Histórico, bem como pela famosa atividade da pesca interativa com botos. A beleza natural dessa faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Cardoso, Cigana, Camacho e do Farol, onde está localizado o Farol de Santa Marta, um dos cartões postais do destino e local de grande importância para a prática do surf.

Imbituba, a Capital Nacional da Baleia Franca, possui nove praias paradisíacas, entre elas a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. Oferece atividades na natureza, como cavalgadas, trilhas e passeios de barco, sendo também ideal para o surf. É onde está localizado o Museu da Baleia Franca e os locais de melhor avistagem. Outro destaque é a Praia de Ibiraquera, a melhor para windsurf do Brasil. Festas e agito movimentam as noites da cidade, que conta com uma vasta gama de serviços e equipamentos de hospedagem de alto padrão.

A natureza é o grande atrativo de Garopaba, que ainda conserva a tranquilidade e a religiosidade das antigas vilas de pescadores, em meio a praias de grande beleza natural. As mais conhecidas são as de Garopaba, Silveira, Ferrugem, Gamboa, Siriú e Ouvidor. Surfe, sandboard, mergulho, passeios de barco e voo livre são algumas das atividades que você pode praticar, assim como a fácil observação das baleias. Garopaba também tem boas opções de compras, gastronomia e vida noturna.

Veja vídeo do roteiro:

 

 

 

Fonte: Mercado & Eventos

Terceira Edição do Roteiro Gastronômico de Osasco

A Terceira Edição do Roteiro Gastronômico de Osasco acontecerá entre os dias 13 e 30 de junho. Neste período, bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias, temakerias e similares participantes oferecerão descontos atrativos em pratos inscritos no roteiro ou ainda de percentuais descontos no cardápio, exceto bebidas e sobremesas. A prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento – SICA, organizadora do evento e os parceiros já confirmados Associação Comercial e Empresarial de Osasco -ACEO; Osasco Plaza Shopping; SEBRAE; SENAC; SESC; Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares -SinHoRes e Super Shopping, entrarão com a divulgação como faixas, cartazes, outdoors, busdoor, panfletos, site e matérias na mídia local. SEBRAE, SENAC e SinHoRes sortearão entre os participantes consultoria e cursos nas áreas de gastronomia, gestão financeira e administração (qualificação e requalificação). Na Primeira Edição foram 30 estabelecimentos participantes; na Segunda Edição, 50 participantes e a previsão é de que nesta Edição, 70 estabelecimentos participem. Entre os objetivos do Roteiro Gastronômico estão divulgar os estabelecimentos da cidade; potencializar a economia do setor, aumentar o consumo e criar a habitualidade de frequência nos estabelecimentos da cidade. Mais informações pelo telefone 3652 9101 ou pelo e-mail roteiro gastronomico.sica@osasco.sp.gov.br.

Segundo Edson Pinto, Presidente do SinHoRes Osasco – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco e Região, serão sorteadas entre os participantes, vagas para cursos de gestão empresarial, qualificação e requalificação de mão de obra. “Esta 3ª edição do roteiro gastronômico dinamizara ainda mais a categoria economia no município e conclamo a todos a participar e divulgar seu estabelecimento”.

A CNTur e a Fhoresp – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, apoiam a iniciativa.