Pesquisa diz que é melhor gastar dinheiro viajando do que comprando coisas

Uma pesquisa da Universidade de Cornell, em Nova York (EUA), divulgada pelo FastCo, sugere que você terá muito mais felicidade gastando dinheiro com experiências, como viajar, do que comprando coisas novas. A descoberta vai contra aquela suposição de que investir em um objeto físico nos fará feliz por mais tempo.

“Um dos inimigos da felicidade é a adaptação”, explica o Dr. Thomas Gilovich, professor de psicologia que estuda a questão do dinheiro e felicidade há mais de duas décadas: “Nós compramos coisas para nos fazer felizes e ter sucesso. Mas isso funciona apenas por um tempo, pois objetos novos são excitantes no início, mas depois nos adaptamos a eles.”

Para medir como isso nos afeta, eles pediram que os pesquisados fizessem um relato da própria felicidade listando seus principais bens materiais em comparação com as experiências (como as viagens). Percebeu-se que, ao longo do tempo, a satisfação com os objetos comprados desceu, ao passo que a com as experiências subiu.

“Você pode realmente gostar de algo, e pensar que parte de sua identidade está ligada a tal coisa, mas, mesmo assim, eles permanecem separados de você. Por outro lado, o que foi vivido se torna parte de você. Nós somos a soma total das nossas experiências “, ressalta.

Ou seja: o dinheiro compra felicidade, mas só até certo ponto. Então, que tal começar a planejar a próxima viagem?

 

 

Fonte: UOL

Entidades filiadas à CNTur pressionam governo para que Bahia adote horário de verão

Empresários do trade turístico querem que o governo do Estado adote o horário de verão neste ano, que começa em 18 de outubro e segue até 21 de fevereiro de 2016. Empresários da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação do Estado da Bahia (FeBHA), filiada à Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) enviou uma carta ao governador Rui Costa (PT) nesta quarta-feira (26), listando os porquês de a Bahia ser um dos estados a entrar no horário de verão.

Os empresários justificam o pedido com a desconexão das demais regiões do país, principalmente Sul e Sudeste, “que são grandes emissores de turistas para o nosso Estado”. “Poderíamos aproveitar de uma forma melhor, talvez até como promoção de marketing, termos como possibilidade de aproveitar muito mais nossas praias e belezas naturais, com o sol se pondo mais tarde e o dia ficando mais longo aqui na Bahia”, diz o texto da carta. A adoção do horário de verão também seria positivo para a economia, segundo o trade turístico, já que haverá redução no consumo de energia elétrica e mais segurança nos pontos turísticos com a extensão da luz do dia.

 Fonte: Bahia Notícias