A cidade de João Pessoa comemora 430 anos

A capital da Paraíba é uma das 15 cidades brasileiras mais visitadas a lazer pelos brasileiros e se destaca por suas praias de águas mornas e tranquilas

O sol nasce primeiro na capital da Paraíba, o primeiro ponto das Américas onde o dia amanhece. Lá também está um dos locais onde todo novo dia é celebrado: a Praia do Seixas, uma das mais visitadas da cidade. Considerada um dos principais destinos turísticos do nordeste brasileiro, a cidade se destaca por suas nove praias de águas mornas e tranquilas e sua gastronomia voltada aos frutos do mar. Na próxima semana, para celebrar seu aniversário de 430 anos, será realizada a tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves, que terá início nesta segunda-feira (27), às 19 horas, com uma missa que dará início à novena na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A programação será encerrada no dia do aniversário da cidade (5), com uma procissão seguida por missa.

A qualidade de vida é um dos destaques da capital paraibana. A orla e os bairros da cidade contam com locais apropriados para caminhada, prática de esportes e áreas de lazer. O turista pode experimentar uma grande variedade de pratos em restaurantes da capital, feitos com camarão, caranguejo, lagosta, entre outros, muitas vezes acompanhados de macaxeira, uma famosa comida nordestina.

A cidade encantou o dramaturgo Luiz Carlos Vasconcelos, que trabalha no Rio de Janeiro mas mora na capital paraibana. O ator diz que não troca a qualidade de vida de João Pessoa por qualquer outro município brasileiro. “Este aqui é o meu lugar, é aqui que eu treino as minhas falas em peças. A beleza das praias e do centro cultural me fascinam”, afirma.

Diversos festivais são realizados na cidade e atraem turistas durante todo o ano. Um dos eventos mais famosos é a Folia de Rua, que acontece na semana do Carnaval e conta com desfile de blocos carnavalescos. João Pessoa também recebe a Procissão Nossa Senhora da Penha, um evento religioso que ocorre no último domingo do mês de novembro.

Fonte : MTur

Parque da Serra dos Órgãos reforça preservação ambiental

Laboratório móvel vai monitorar poluentes e parâmetros meteorológicos da unidade de conservação. Proteção do meio ambiente é uma das premissas do desenvolvimento sustentável no turismo

Um dos principais destinos de ecoturismo e de prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, passou a contar, neste mês de julho, com uma nova ferramenta de preservação ambiental: uma estação móvel de qualidade do ar. O laboratório deve permanecer na unidade de conservação por um ano e vai monitorar poluentes e parâmetros meteorológicos, como temperatura, umidade e pluviosidade.

A instalação atende a uma reivindicação de pesquisadores e dos conselhos do Parque e do Mosaico da Mata Atlântica Central. O objetivo é monitorar a qualidade do ar antes do início da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – uma refinaria de petróleo localizada no município de Itaboraí (RJ), que deve funcionar a partir de 2016 – e assegurar que a operação deste complexo não prejudicará o meio ambiente na região.

A iniciativa leva em conta o fato de que o parque abriga mais de 2,8 mil espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas.

O Parque tem também a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade: desde uma suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Os dados gerados pela estação móvel serão compartilhados com o grupo de trabalho sobre poluição atmosférica, composto por pesquisadores e gestores do Parque Nacional e de outras unidades de conservação. Eles também serão usados para gerar um índice diário de qualidade do ar.

Turismo nos parques – Com o objetivo de impulsionar o turismo no entorno de Parques Nacionais, o Ministério do Turismo, em parceria com órgãos estaduais e municipais, deve iniciar nos próximos meses as aulas das novas turmas do Pronatec Turismo em 81 cidades localizadas no entorno dos parques.

Para o ministro, Henrique Alves, esta é uma ação estratégica que leva em conta o potencial de crescimento do número de visitantes nas unidades de conservação. Apenas no ano passado, 6,6 milhões de turistas visitaram os Parques Nacionais brasileiros. Ao todo, o Pronatec Turismo contempla 214 cidades.

*Com informações do ICMbio