Final do 1º. Desafio Universitário de Turismo tem equipe de São Carlos como vencedora

Competição contou com 17 equipes que apresentaram soluções para o desenvolvimento do turismo na cidade de Catanduva (SP).

A Organizado pela Agência de Comunicação ECA Jr (USP SP) e apoiado pela Confederação Nacional do Turismo e a Associação Brasileira das Entidades de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), o Desafio Universitário de Turismo foi a primeira competição de solução de Cases por estudantes das graduações de Turismo e Hotelaria do Estado de São Paulo e a final aconteceu no ultimo dia 25.
Como fazer o Turismo avançar em uma cidade ? Este foi o desafio principal, buscando encontrar propostas inteligentes, capazes de contribuir com o desenvolvimento turístico de um Case em torno da cidade de Catanduva, no Estado de São Paulo. Além de boas ideias, as propostas precisariam estar embasadas no estudo detalhado da situação presente de Catanduva, para que pudessem ser incorporadas ao Plano Diretor de Turismo da cidade, sendo necessário especificar qual o caminho a ser seguido, com todas as providências necessárias, para a implantação da ideia.

Após uma ampla seleção de Cases, os cinco finalistas escolhidos foram submetidos a uma banca avaliadora composta por Natália Bellissimo – Secretaria de Planejamento de Catanduva, Profª Drª Débora Braga – Coordenadora do curso de Turismo da USP, Silvia Valente – Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi e Priscila Planello – Sócia da empresa T4.
A equipe Azul, composta dos estudantes de Turismo Iury Barbosa, Carolina Garcia e Nicolas Moura, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), foi a vencedora. A premiação foi anunciada após a apresentação dos cinco trabalhos finalistas, entre os 17 inscritos.

Segundo Andressa Lima, diretora de turismo da Eca Jr, a ideia do Desafio surgiu da necessidade de diversificar os eventos do setor, porque em competições de soluções de Cases, não se via uma representação do universitário que cursa Turismo. Então, pegamos a ideia desse formato de evento, fizemos um projeto e corremos atrás de um Case que conseguisse despertar o máximo de aprendizado nos alunos. Esperamos que essa seja a primeira edição de muitas, e desejamos expandi-lo, deixando em nível nacional, para que todos os graduandos de turismo e hotelaria do Brasil possam participar, frisa.

A Secretária de Planejamento de Catanduva, Natália Bellíssimo, afirma que “o projeto tem potencial e será levado para os órgãos competentes para ser discutido e avaliado, para sabermos da possibilidade de ser inserido no plano diretor. Provavelmente a equipe da UFSCAR será levada para Catanduva para conhecer o município e discutiremos com eles as melhorias que devem ser feitas no projeto. Mas a ideia é que seja inserido no plano diretor do Turismo da cidade”.
Iuri Barbosa, integrante da equipe vencedora, explica que a partir do caso apresentado, a equipe diagnosticou que a vocação da cidade de Catanduva era a do Turismo Cultural. A partir daí, os estudantes desenvolveram um projeto misturando turismo e gastronomia. A ideia é criar um passaporte para que, ao visitar os estabelecimentos participantes, o visitante acumule pontos para serem trocados por descontos em lanches e atrações culturais da cidade.

Como premiação, além de um Tablet para cada integrante, a equipe poderá trabalhar na aplicação da sua resolução junto à empresa patrocinadora (T4), sendo uma oportunidade de agregar novos conhecimentos à sua experiência profissional.

A apresentação dos projetos finalistas e a premiação aconteceram no auditório do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes-SP), em São Paulo.

Crédito da imagem: Mariana Piagentini – ECA Jr

 

Trade turístico comemora 40 anos do SHRBS de Florianópolis

Nelson de Abreu Pinto, Michel Tuma Ness e Estanislau Bresolin foram homenageados pela criação da Confederação Nacional de Turismo.

Autoridades e personalidades do Trade, além de empresários do setor de turismo catarinense, estiveram presentes nas comemorações dos 40 anos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), no último dia 20 de novembro, no Lira Tênis Clube, na Capital.

Foram homenageados in memoriam Valter José da Luz, José Soares Sobrinho e Jorge Francisco Bruggemann, que participaram ativamente na criação do Sindicato, e também Nelson de Abreu Pinto (presidente da CNTur), Michel Tuma Ness (presidente da Fenactur e 1º vice-presidente da CNTur), e Estanislau Bresolin, presidente da Fhoresc, pela criação da Confederação Nacional de Turismo.


Para Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS, o momento foi de emoção e confraternização. Em seu discurso, destacou o pioneirismo da entidade. “É inevitável olhar para trás e constatar as grandes mudanças que a região de Florianópolis viveu neste período. Em 1974, a cidade não tinha sequer sua segunda ponte entre a Ilha e o continente e a ponte Hercílio Luz era uma travessia 100% útil à comunidade”, lembrou, também ressaltando os problemas da época, muitos resolvidos, e os desafios do futuro. “Um centro de convenções e a promoção do turismo de eventos são reivindicações antigas e alcançadas”, exemplificou.

O surgimento do SHRBS demandou um esforço conjunto e incessante para destravar diversos problemas, sendo atuante na internacionalização e melhoria do aeroporto Hercílio Luz, na duplicação da BR 101, na construção do Centrosul, na implantação dos acessos pavimentados às praias, entre várias outras obras estratégicas para o turismo e a sociedade local.

“Apesar disso, ainda precisamos de muito trabalho para incrementar nosso aeroporto de acordo com nossas necessidades, além de resolver o trânsito caótico da nossa BR 101, já saturada depois de sua duplicação, amenizar nossa mobilidade urbana e acabar, de uma vez por todas, com os problemas de energia elétrica, água e saneamento que sempre vêm nos assombrar a cada temporada”, concluiu.
A base territorial do SHRBS é extensiva também aos municípios de Águas Mornas, Biguaçu, Garopaba, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz e São José. A entidade conta com serviços de orientação técnica, jurídica e apoio nos dissídios coletivos de trabalho. Na área de saúde, o Sindicato oferece serviços gratuitos ou por meio de convênios, além de cursos gratuitos para incrementar a mão de obra do setor.

 

Cidade espanhola leva o título de Capital Ibero-Americana de Gastronomia de 2016

CNTur continuará trabalhando e apoiando a candidatura das cidades brasileiras ao título.

Na Assembleia Geral da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, ocorrida no ultimo dia 15 de novembro, na cidade espanhola de Córdoba, foi decidido que o título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica será destinado à cidade espanhola de Mérida em 2016.

A decisão partiu da ideia de que o título de 2016 não poderia ser dedicado à cidade do Rio de Janeiro, concorrente da cidade espanhola, pois neste ano todas as atenções estarão voltadas para a realização dos Jogos Olímpicos. A Academia declarou ainda a importância de que o título venha para uma cidade brasileira, e espera receber novamente a candidatura do Rio em 2017.

A Confederação Nacional do Turismo, presente no evento através do seu Diretor Executivo e membro conselheiro da Academia Brasileira de Gastronomia, Enio Miranda, seguirá trabalhando e apoiando a candidatura das cidades brasileiras ao título. Segundo Enio, no evento estudou-se a possibilidade que venham a ser agraciadas sempre duas cidades por ano, uma na Europa e outra nas Américas. O título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica gera negócios e movimenta o setor gastronômico, como vem ocorrendo com a cidade de Córdoba (título de 2014), e já sentido na movimentação do setor gastronômico mexicano da cidade de Guanajuato (título de 2015)

A cada ano o título é dedicado a uma das cidades dos países de cultura Ibero-Americana.

Congresso da Confederação Brasileira de Clubes reúne grandes nomes

Confederação Nacional do Turismo esteve presente no evento ocorrido em Campinas (SP).

O Congresso Brasileiro de Clubes, maior e mais importante evento do segmento no país, reuniu autoridades, personalidades de destaque, presidentes e dirigentes dos clubes, além de grandes nomes do esporte brasileiro e aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Campinas (SP).

O presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, e o Diretor de Arrecadação Nacional da CNTur, Carlos Augusto de Carvalho, estiveram presentes, prestigiando a Confederação Nacional de Clubes (CBC), organizadora do evento, e a Federação Nacional de Clubes (Fenaclubes), que fazem parte da Confederação Nacional do Turismo.

O Congresso da CBC forma planos de ações voltadas aos clubes esportivos sociais, e a sua programação apresenta palestras, discussão de temas relevantes, atrações culturais, concurso e homenagens especiais.
O Congresso conta com a participação conjunta da Fenaclubes, que representa o segmento, principalmente nas áreas trabalhista e sindical, promovendo uma capacitação integrada por meio das entidades.

Durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi assinado o protocolo de liberação de recursos para 16 clubes classificados para o recebimento da Nova Lei Pelé, que tem com destino único e exclusivo a formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, disseminando assim a política de formação de atletas nos clubes esportivos sociais, bem como a responsabilidade dos dirigentes e profissionais dessas instituições, incentivando a regularização da sua situação fiscal junto à União para que possam utilizar estes recursos, possibilitando que os dirigentes, gerentes e profissionais dos clubes passem a ter uma gestão de excelência.

Empresas devem agendar adesão ao Simples Nacional

Procedimento faz migração automática e ajuda MPEs a descobrirem possíveis pendências com a Receita Federal.

O agendamento de adesão para a empresa em atividade que deseja enquadrar-se no Simples Nacional a partir de 2015 já está disponível e deve ser feito com antecedência, alertam especialistas. O procedimento tem a finalidade de auxiliar as MPEs que querem antecipar providências relativas à opção. De acordo com as regras do sistema, há duas possibilidades para o processo de agendamento: a primeira é o deferimento imediato, quando não há pendências à opção. Dessa forma, a empresa estará automaticamente no Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2015. A segunda é o indeferimento, quando há pendências.

As pendências mais comuns são relativas à existência de débitos tributários com os fiscos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal. Havendo pendências, a empresa pode resolvê-las e, após isso, cadastrar novo agendamento.

“A Receita Federal envia notificações às empresas devedoras, mas, mesmo sem receber nada, é importante fazer uma pesquisa e, caso tenha pendências, pagar ou parcelar os débitos, eliminando todos os riscos”, explica o diretor tributário da Confirp, Welinton Mota.
Como destaca o consultor, o agendamento da opção pelo Simples Nacional é a possibilidade do empreendedor manifestar o interesse em optar pelo regime tributário para o próximo ano, antecipando, assim, as verificações de pendências impeditivas à adesão.

As empresas que já se enquadraram ao sistema não precisam optar novamente, pois já estão automaticamente cadastradas. Vale destacar que as empresas que apresentarem pendências ficarão em análise para que os problemas sejam resolvidos juntos à Receita Federal. Para ter acesso ao resultado do pedido, basta acompanhar o processo que está disponível no Portal do Simples Nacional até janeiro.

“Se houver algum tipo de restrição será possível o ajuste até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis”, explica Welinton Mota, lembrando que o programa pode ser bastante atrativo, mas é preciso realizar um prévio planejamento tributário antes da opção.
Quem quiser desistir do regime de tributação simplificado pode fazê-lo a qualquer momento, no entanto, se for para o mesmo ano, é necessário que o desenquadramento seja solicitado em janeiro. Caso contrário, a desvinculação só valerá para o ano seguinte.

O Simples Nacional abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP). O recolhimento é feito por um documento único de arrecadação que deve ser pago até o dia 20 de cada mês.

Novos setores

Neste ano, a novidade em relação ao tema é a possibilidade de adesão de empresas de serviços, o que não era possível pela regra anterior. Os novos setores incluídos no sistema são: medicina, inclusive laboratorial e enfermagem, medicina veterinária, odontologia, psicologia, psicanálise, terapia ocupacional, acupuntura, podologia, fonoaudiologia e de clínicas de nutrição, de vacinação e bancos de leite, serviços de comissaria, de despachantes, de tradução e de interpretação, arquitetura, engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, design, desenho e agronomia, representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios e serviços de terceiros, perícia, leilão e avaliação, auditoria, economia, consultoria, gestão, organização, controle e administração, jornalismo e publicidade e agenciamento, exceto de mão de obra.

(Fonte : Brasil Econômico)

2ª edição do Festival Cachaça Gourmet e Café Vale do Paraíba

Para 2015, serão 51 restaurantes , 51 marcas de cachaça e o circuito acontece de 07 de abril a 28 de maio de 2015, dentro dos restaurantes participantes.

Depois do grande sucesso desse ano, a equipe do Cachaça Gourmet Café Vale do Paraíba já está preparando a segunda edição com muitas novidades. Para 2015, serão 51 restaurantes , 51 marcas de cachaça e o circuito acontece de 07 de abril a 28 de maio de 2015, dentro dos restaurantes participantes. O coquetel de lançamento já está marcado para o próximo dia 09 de dezembro de 2014 no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos para parceiros e imprensa. A festa de lançamento já está agendada para o dia 07 de abril de 2015 na cidade de Cunha.

Participarão do festival as cidades: São José dos Campos, Taubaté, Tremembé, Guaratinguetá,Cunha, Guararema, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Santa Branca e Santo Antônio do Pinhal. Outra grande novidade são as participações das cafeterias, a bebida queridinha dos brasileiros com deliciosas sobremesas e drinks a base dessa iguaria.

A festa de encerramento já está marcada para os dias 30 e 31 de maio de 2015, no Clube de Campo Santa Rita, com muitas atrações e novidades.
O Projeto Cachaça Gourmet atua no desenvolvimento e valorização da cachaça de alambique e de toda a sua cadeia de valor, com ênfase na utilização do produto como ingrediente na gastronomia e na coquetelaria, bem como o consumo consciente de cachaças de alta qualidade.

Neste Projeto, a cozinha brasileira e a sua cachaça de alambique, utilizadas de forma conjunta, são pontos focais onde se busca a valorização da nossa tradição culinária para apresenta-la traduzida em uma nova cozinha, ou “NOUVELLE CUISINE”, como diriam os franceses, apontando para um futuro de sabores e prazeres que reforçam ainda mais a nossa criatividade e identidade.

Projeto Cachaça Gourmet:

Belo Horizonte é a sede, a base experimental do Projeto Cachaça Gourmet. Há 6 anos sempre reúne negócio, gastronomia, turismo, música e cachaça. No decorrer destes anos, o evento cresceu em proporção e expandiu para outras vertentes e estados brasileiros. O número de restaurantes e produtores de cachaça participantes é um exemplo desse crescimento: em 2009 o projeto iniciou-se com 12 restaurantes e 12 marcas de cachaça apenas de Minas. Em 2013 chegou a 40 restaurantes e 40 cachaças de todo o país e realizou sua primeira edição em Natal-RN. Em 2014, o Projeto chegou ao Vale do Paraíba se reuniu seis cidades, 30 marcas de cachaça e mais 30 restaurantes. O número de casas participantes vem aumentando a cada ano.

Informações:
http://festivalcachacagourmet.com.br/

(Fonte : Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de S. José dos Campos e região)