São Paulo investe em qualificação profissional no Turismo

São 580 vagas para organizadores de eventos, camareiras e agentes de informações turísticas na capital. Atualmente 11,3 mil profissionais estão inscritos em cursos no estado e 186,8 mil no país

O O Pronatec Turismo abriu novas vagas em São Paulo para agente de informações turísticas, camareira em meios de hospedagem e organizador de eventos. Os cursos são gratuitos e têm carga horária de até 200 horas. As inscrições foram abertas na segunda (27) e podem ser feitas até esta sexta-feira, 31. No total são 580 vagas. O estado de São Paulo tem 11.328 inscritos e já formou 5.759 profissionais em cursos relacionados ao turismo.

Os interessados precisam ter 18 anos completos, preencher aos requisitos de escolaridade para cada curso e enviar um e-mail para projetosturisticos@spturis.com com nome completo, CPF, CEP residencial, curso de interesse e dados pessoais, entre eles endereço completo, grau de escolaridade, situação trabalhista, condições físicas, se recebe auxílio financeiro do governo, além de número e data de expedição da carteira de reservista, para os homens. O curso ocorre em parceria com o Senac.

O programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação, superou a meta de 157 mil inscritos até a Copa. Hoje, são 186.892 matriculados em 54 cursos distribuídos por 120 cidades do país, sendo que parte deles ainda não concluiu o curso. No total, 99.867 alunos concluíram o curso até o momento. O setor turístico está investindo na formação técnica dos profissionais ligados ao segmento.

Os resultados dessa iniciativa já podem ser notados na qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e demais segmentos do turismo em todo o país – mas especialmente na formalização do trabalho, no salário e na vida de milhares de pessoas que concluíram os cursos do Pronatec. Conheça as histórias de vida de quatro profissionais que relataram as mudanças de vida com a qualificação profissional.

Fonte: MTur

Capacitação de profissionais de eventos em Florianópolis

Mercado promissor precisa de mão de obra e tem muito a crescer na região

A FHORESC (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina), juntamente com a FENACTUR (Federação Nacional do Turismo) e a FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), promove no mês de novembro cursos de capacitação em Florianópolis (SC).

Cerca de 600 mil feiras, congressos e convenções nacionais e internacionais foram realizadas no país em 2013, movimentando mais de R$ 200 bilhões, tornando o turismo de eventos uma atividade cada vez mais rentável para o setor. O volume registrado no ano passado representa crescimento de 460% nos últimos 12 anos, segundo dados do Sebrae e da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc). Diante desse mercado promissor, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) promove entre os dias 3 a 7 de novembro, o curso “Organização e Gestão de Eventos”, com o objetivo de repassar aos participantes informações sobre planejamento, organização, administração e gestão de novos negócios na área.

“Além disso, também buscamos movimentar os hotéis e os centros de convenções”, afirma Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS.
Com carga horária de 20h/aula, sempre das 14h às 18h, o curso será ministrado na sede do Sindicato pela consultora Zeni do Amaral Rates, que já prestou assessoria ao SHRBS, Associação de Turismo Hidrotermal de SC e Skal Club, além de hotéis e centros de convenções. Ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC) e diretora da Midiatur Comunicação, Consultoria & Marketing, Zeni tratará de temas relativos a todos os segmentos do setor, desde seus conceitos até noções de ética, público-alvo, orçamentos e perfil dos profissionais.

Maiores informações e inscrições pelo e-mail:shrbs@shrbs.org.br ou pelo telefone (48) 3224-8233. As inscrições são gratuitas e o número de participantes, limitados.

CNTur participa do encontro da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo

Grande evento dos Convention & Visitors Bureaus de SP aconteceu em Campos do Jordão

A Confederação Nacional do Turismo foi convidada pelo presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, Marcio Santiago de Oliveira, para apresentar a entidade e proferir uma palestra no encontro dos Conventions & Visitors Bureaux, ocorrida essa semana em Campos do Jordão (SP).

O Diretor Executivo da CNTur, Enio Miranda, falou sobre o novo momento da CNTur e sua consolidação, enfatizando que a Confederação Nacional do Turismo tem por missão unir o trade de turismo para o fortalecimento do setor..

Marcio Santiago de Oliveira frisou que a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, contribui para o desenvolvimento econômico e social dos destinos turísticos do estado e tem como objetivo consolidar a representatividade profissional e institucional dos Conventions.

O professor e consultor da área de planejamento e desenvolvimento do turismo da CNTur, Mario Petrocchi, falou sobre a gestão e promoção dos destinos turísticos. Na palestra, foi enfatizado o papel importantíssimo que os Conventions possuem na gestão de governança e na formatação, e comercialização, dos produtos turísticos junto com os agentes de viagem. Petrocchi também é presidente do ConCNTur-ES (Conselho das Entidades Estaduais de Turismo da CNTur no Estado do Espírito Santo) e ex Secretário de Turismo capixaba.
A palestra foi um sucesso e muito aplaudida pelos membros dos Conventions, que se manifestaram positivamente, participando e tirando muitas dúvidas.
O evento contou com a presença do Secretário de Turismo de Campos do Jordão, Milton Longobardi.

FHORESP reelege seu presidente

Com a presença de todos os presidentes de entidades afiliadas, o presidente reeleito Nelson de Abreu Pinto foi aclamando por unanimidade

No ultimo dia 28 foi realizada a eleição para definir a presidência da FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo pelos próximos 5 anos. Com a presença de todos os presidentes de entidades afiliadas, o presidente reeleito Nelson de Abreu Pinto foi aclamando por unanimidade.
As eleições foram realizadas na sede da CNTur, em São Paulo.

Ministério do Trabalho concede Registro Sindical à FeBHA

A Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação oficializa sua representação junto à CNTur na defesa dos interesses de todo o Trade Turístico

NO Ministério do Trabalho concedeu à Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) o seu registro sindical. A FeBHA será a responsável pela representação das entidades nas categorias econômicas ligadas à hotéis, aparthotéis, bares, restaurantes, resorts, hotéis fazendas, pousadas, pensões, cafeterias, motéis, casas de chá, casa de repouso, casas de festas, albergues, lanchonetes, buffets, hospedarias, sorveterias, boates, campings, hospedarias, churrascarias, pizzarias, cantinas, fast-foods, casas de lazer e casas de diversões.

Assinada por André Roberto Menegotto, Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, a Portaria já foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de outubro, em suas páginas 68 e 69, e, “com esta autorização, a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação oficializa sua representação junto à CNTur (Confederação Nacional de Turismo) na defesa dos interesses de todo o Trade Turístico”, afirma o presidente da FeBHA, Sílvio Pessoa.
O presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, acrescenta que “essa sétima Federação filiada é o propósito da entidade : união, consolidação e fortalecimento do setor”.

Na Bahia, o turismo e a área de bares e restaurantes respondem pela geração de 500 mil empregos e a movimentação anual de R$ 8 bilhões, o que corresponde a 5,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
A entidade foi criada durante uma Assembleia Geral Ordinária em setembro de 2011 e tem como motivação dar voz aos profissionais que atuam no segmento turístico da região.

São filiados à Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação os Sindicatos de Itaparica e Vera Cruz, Litoral Sul da Bahia, Extremo Sul da Bahia, Mata de São João, Salvador e Litoral Norte, além de Vitória da Conquista.

Em agosto, a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais (FHOREMG) também teve seu reconhecimento sindical pelo Ministério do Trabalho, consagrando uma luta de vários anos do seu presidente Paulo César Marcondes Pedrosa, com o apoio da CNTur.