São Paulo agora tem Secretaria de Turismo, a pedido do SINHORES/CNTur


No dia Mundial do Turismo, Prefeito Fernando Haddad, durante almoço na sede do SINHORES e da CNTur, em São Paulo, assinou decreto concedendo à SPTuris, o estado de Secretaria de Turismo do Município de São Paulo.

O prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, a convite do presidente da CNTur- Confederação Nacional do Turismo e do SINHORES – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Nelson de Abreu Pinto, almoçou na sede das entidades, no Largo do Arouche, em São Paulo, no último dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. A pedido dessas duas entidades, sem a criação de novos cargos ou aumento de gastos, o prefeito Haddad assinou o decreto que concede à SPTuris, antes vinculada à Secretaria do Governo Municipal, o status de Pasta independente, como Secretaria de Assuntos do Turismo. A secretaria dará independência aos trabalhos de promoção do turismo na cidade, pois cria um espaço aberto para debates do setor dentro do gabinete do prefeito. A nova Pasta será comandada pelo atual presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, que ocupa o cargo desde novembro de 2011. A medida não criará novos cargos nem aumentará os gastos públicos. “Conseguimos sem nenhum custo porque não se trata de cargos, mas sim dar status de secretário para o presidente da SPTuris”, explicou Haddad.

Durante o pronunciamento, o prefeito ressaltou os avanços de São Paulo no turismo nos últimos anos e lembrou que a cidade tem 55 cozinhas de nacionalidades diferentes em restaurantes da capital e mais de 90 mil eventos por ano. Nos fins de semana, lembrou Haddad, São Paulo chega a receber mais turistas em números absolutos do que o Rio de Janeiro.

Segundo dados da SPTuris, em 2012 a cidade recebeu cerca de 12,5 milhões de turistas e o tempo de permanência dos visitantes que vêm a negócios aumentou em quase um dia, por conta do trabalho de promoção da atividade em São Paulo.

”O turismo é tão importante para São Paulo que, se a área não tiver um acesso direto para discutir os temas pertinentes, a Pasta não vai dar a atenção que a área merece. Agora, como já acontece com outras empresas municipais que são presididas por secretários municipais, a SPTuris também vai ser presidida por uma pessoa que tem status de secretário”, afirmou Haddad.

Marcelo Rehder também valorizou a mudança de status da SPTuris com a criação da secretaria e reafirmou o compromisso firmado pelo prefeito de levar turismo e estimular empresas a investirem na Zona Leste e no extremo Sul. O planejamento prevê criar meios de turismo ecológico nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos e Bororé-Colônia com o incentivo à instalação de pousadas e, também, na região da Arena Corinthians, que sediará a abertura da Copa do Mundo.

“A Zona Leste tem uma série de incentivos para levar empregos e empresas para lá. Como já há uma série de equipamentos construídos e vai ter um polo de desenvolvimento lá, é importante que se faça um hotel do lado do estádio. Existe demanda e é importante para a região”, explicou.

Substituição
Apesar de ter sido nomeado para o cargo nesta sexta (27), Marcelo Rehder pretende ocupar o cargo na secretaria somente até novembro, após a Fórmula 1. A decisão já havia sido tomada pelo novo secretário há quase um ano. O substituto ainda não está definido, segundo o prefeito Haddad e o próprio Rehder.

“Ele está com esse prazo e nós vamos verificar o procedimento para sua substituição. Não temos ainda uma definição. Estamos ouvindo as pessoas do setor e temos tempo para acertar o nome do secretário”, disse Fernando Haddad. “É um técnico. O fato de ter participado da administração anterior só o qualifica, porque ele vem fazendo um bom trabalho, apartidário. Por mim o manteria, porque é de minha confiança, que conheci depois de eleito e que me impressionou muito bem”, comentou.

O Turismo paulistano passará a ter uma ligação direta com o gabinete do prefeito Fernando Haddad a partir desta sexta-feira (27). Isto será possível pela elevação do status da São Paulo Turismo (SPTuris) para Secretaria Especial de Turismo após requisição da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) atendida pelo prefeito. SPTuris terá status, regalias e responsabilidades de secretaria”, afirmou Haddad, que considera a ação uma aposta decisiva no Turismo, relembrando a comemoração do Dia Mundial do Turismo.